Governo do Estado avança em obras de urbanização da Ponta do São Francisco, em São Luís

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), avança na conclusão de mais uma etapa das obras de urbanização na Ponta do São Francisco, localizada à margem da Avenida Ferreira Gullar, em São Luís.

No Setor 3E, os serviços já estão concluídos. No local, foram construídas uma praça com equipamentos de ginástica, mobiliário urbano e infantil, paisagismo, além de um espaço que tem previsão de receber a instalação de uma unidade do Sorrir, projeto do Governo do Estado, que amplia o acesso da população maranhense a serviços odontológicos.

Em outro trecho, no Setor 3D, localizado mais próximo à ponte do São Francisco, prossegue a execução das obras do entroncamento de pedras quebra-mar, construção do muro de placas pré-moldadas e a terraplanagem. Nesse espaço, que foi aterrado, serão erguidos um cais de embarque e desembarque dos pescadores, praça com pavimentação em blocos, calçadas, áreas de esporte, lazer, iluminação e paisagismo.

De acordo com informações da equipe de engenharia da Secid, o centro urbanístico também vai receber implantação de drenagem superficial e rede de esgoto.

O secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou que a urbanização da Ponta do São Francisco é importante para garantir melhores condições de vida para a população.

“Com a conclusão dos serviços, vamos assegurar a melhoria das condições de vida para a população que aqui estava. É uma obra completa que abrange desde moradias até praças com equipamentos públicos, como quadras esportivas e pavimentação de ruas. Enfim, uma obra que vai impactar positivamente a comunidade do São Francisco”, enfatizou. 

PAC

A construção da praça da Ponta do São Francisco integra um conjunto de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, implantadas durante a gestão do ex-presidente Lula.

A parceria com o Governo do Maranhão visa garantir dignidade e melhores condições de vida para as famílias que viviam no entorno da localidade, em palafitas. Hoje, os beneficiários moram em apartamentos no Residencial José Chagas, também no São Francisco.