Polícia Civil avança nas investigações do assassinato de Valdemar Guajajara

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), por meio da Polícia Civil, realizou a prisão de um dos suspeitos do envolvimento na morte de Valdemar Marciano Guajajara. O indígena foi assassinado em 28 de janeiro, em Amarante do Maranhão, e a SSP-MA tem atuado prontamente com o Governo Federal para solucionar o caso.

O investigado, que será levado a uma unidade prisional da região, onde deve aguardar um parecer do Poder Judiciário, foi localizado e preso em local de difícil acesso na zona rural de Amarante após uma minuciosa apuração dos investigadores da Delegacia de Polícia da cidade, com apoio do Grupo de Pronto Emprego (GPE) da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz.

A partir do cumprimento desta prisão temporária, a Delegacia Geral de Polícia Civil do Maranhão espera colher suficientes elementos de investigação capazes de identificar todos os demais autores do crime.

“Parabenizo a Secretaria de Segurança Pública que, por meio da Polícia Civil, efetuou a prisão de um dos suspeitos de envolvimento no assassinato de Valdemar Marciano Guajajara, em Amarante do Maranhão. Continuaremos trabalhando para que todos os crimes contra os povos indígenas sejam esclarecidos”, disse o governador Carlos Brandão.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Sílvio Leite, destaca que a proteção aos mais vulneráveis, a exemplo dos povos indígenas, assim como a investigação e a repressão de crimes, e fazer imperar a legalidade e a justiça social, são iniciativas que alicerçam o sistema de segurança do Maranhão. Embora a segurança em terras indígenas seja competência federal, o Governo do Estado soma forças para levar tranquilidade aos territórios. 

“A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, como pronta e rápida resposta, efetuou a prisão de suspeito do assassinato de Valdemar Marciano Guajajara, em Amarante do Maranhão. A prisão, como medida coercitiva adotada, é necessária, adequada e proporcional para assegurar o processamento do aludido crime”, afirmou o secretário da SSP.

A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa, ressaltou que, além das ações da polícia judiciária com foco na elucidação dos recentes casos, o Governo do Maranhão, por meio da Sedihpop e de parceria com outros órgãos, tem buscado articular políticas públicas que possam atender as especificidades dos povos indígenas de modo a prevenir atos de violência e permitir o exercício de direitos. Na ocasião, parabenizou a atuação da SSP.

“A Polícia Civil do Maranhão realizou um bom trabalho na condução célere das investigações deste caso e, agora, cabe o encaminhamento à Justiça para dar continuidade ao processo de responsabilização criminal”, disse a secretária da Sedihpop.

Medidas de proteção aos povos indígenas do estado

O Governo do Maranhão vem tratando muito fortemente em garantir dignidade, cidadania e, sobretudo, o respeito e proteção às vidas nos territórios indígenas maranhenses. Na última terça-feira (31), em Brasília, o governador Carlos Brandão esteve junto à ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, para tratar de políticas públicas.

O diálogo, que contou com a presença da secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Amanda Costa, buscou assegurar a apuração rápida dos recentes homicídios e tratar do firmamento de um trabalho em conjunto com o Governo Federal para acabar, de vez, com a insegurança nos territórios indígenas.