Gestão de resíduos sólidos e geração de empregos são temas de agenda nos Lençóis Maranhenses

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em conjunto com a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), realizou nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Barreirinhas, agenda propositiva para viabilizar políticas públicas para geração de emprego e renda a partir da gestão adequada de resíduos sólidos.

Durante os dois dias, assuntos em torno da destinação adequada dos resíduos sólidos, educação ambiental, geração de emprego e renda, por meio do programa Pró-Catador, foram destaques para viabilizar ações que poderão ser desenvolvidas na cidade, hoje rota turística do país.

Para a superintendente de Gestão de Resíduos, Hayane Araújo, a SEMA vem desenvolvendo um papel significativo nas ações da gestão e do gerenciamento dos resíduos sólidos executadas por todo o Maranhão. Segundo ela, “nós trazemos capacitações, assim como o conhecimento das leis e realizamos a inclusão do catador, em parceria com a SETRES, organizando a estrutura de toda a cooperativa com o maquinários e temos o apoio de outras secretarias municipais como Saúde, Mulher, Educação, entre outras, uma vez que a questão dos resíduos sólidos e do catador é uma matéria transversal e que precisamos que todos os setores do município e do governo para somem forças”, afirmou.

As ações do Governo estimulam a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica. Os catadores de resíduos sólidos atuam em atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.

No decorrer do evento, o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, agradeceu o papel e a parceria da SEMA na elaboração de um plano de gestão dos resíduos sólidos. “Fazendo com que nós tomemos consciência de que é importante que cada município possa se programar com seu plano para a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos” ponderou.

O prefeito enfatizou ainda que é indispensável a união das secretarias municipais para desenvolver esse plano e apresentar para sociedade dentro dos primeiros 100 (cem) dias de trabalho. De acordo com Amílcar Rocha, “é uma meta que o município tem que é de implantar um centro de triagem dos resíduos recicláveis, dos produtores de resíduos, e que este se torne uma fonte de renda e trabalho para os nossos catadores que estão vivendo dessa atividade no dia a dia”, concluiu.

Ao fim do segundo dia, uma comitiva formada pela SEMA e o gestão municipal visitou a área onde hoje está localizado o lixão da cidade e foram apresentadas as propostas expostas durante a reunião.

Participaram dessa atividade a superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Hayane Araújo; o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, e os secretários municipais de Meio Ambiente, Planejamento e Obras.