Folia na Cidade do Carnaval é retomada com shows de Mix in Brazil, É o Tchan e Parangolé
A Cidade do Carnaval foi reaberta com a energia nas alturas na noite de quinta-feira (20). O circuito pré-carnavalesco organizado pela Prefeitura de São Luís ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande recebeu a banda Mix in Brazil, o grupo É o Tchan e a banda Parangolé. A folia continua nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, com shows de Léo Santana, Ferrugem e Timbalada. Do palco, o DJ Rogério Mix comandará a discotecagem nos intervalos.
Os foliões, que estão comparecendo em grande número à Cidade do Carnaval, provenientes de diversos bairros da capital, começaram a desembarcar no circuito com o início do show da banda Mix in Brazil, que tem como vocalistas Mairla Oliveira e David Araújo. O grupo surgiu com figurino prateado, uma das dez peças que confeccionou para a temporada.
Múltiplos ritmos
Talentosos, os artistas entregaram uma apresentação alto astral, com repertório de múltiplos ritmos, eclético, atualizado e direito a homenagens a artistas que o público adora, a exemplo da paraense Joelma e da baiana Ivete Sangalo. Vocalistas e músicos seguraram a peteca até a chegada de Compadre Washington e Beto Jamaica, que se apresentaram logo em seguida.
Assim que deixou o palco, Mairla Oliveira teve um encontro com Beto Jamaica e Compadre Washington no backstage. “Que festa boa e que honra tocar no mesmo dia dessa banda icônica no Brasil. É um grande prazer para a Mix participar dessa festa maravilhosa, feita com muito carinho pelo prefeito de São Luís e equipe. Nós viemos para somar e agitar”, disse Mairla Oliveira.
O prefeito Eduardo Braide, na companhia da primeira-dama, Graziela Braide, e de sua comitiva, fez uma visita aos artistas baianos no camarim antes do show para entregar uma cesta recheada de produtos artesanais maranhenses e outros mimos. Em seguida, Braide e as demais autoridades se dirigiram à lateral do palco para acompanhar a performance do É o Tchan.
O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, também acompanhou o show e, entre outras coisas, destacou a infraestrutura do evento, bem como as estratégias de segurança e prevenção postas em prática pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, que compõem o batalhão que está a postos no circuito.
“Quem entra na Cidade do Carnaval passa por detectores de metais, uma vez que a segurança é um dos itens que estamos tendo todo o cuidado. O circuito é dotado, ainda, de posto médico e posto policial. Tudo para que a festa ocorra com a alegria reinando do início ao término. Convidamos toda a população para prestigiar o circuito, pois a folia está só começando”, disse Maurício Itapary.
É o Tchan
A área lateral ao palco já estava completamente tomada quando Beto Jamaica, Compadre Washington e seus músicos e dançarinos apareceram para a multidão. Eles botaram o público literalmente para ‘quebrar’ com as músicas emblemáticas que resultaram em diversas coreografias. É a banda que fez escola no Brasil lançando a loira e a morena do Tchan. A apresentação contou com a presença de três bailarinos no palco, os quais executam os passos sugeridos pelas letras das músicas.
‘Na boquinha da garrafa’, ‘A dança do bumbum’ e ‘Ralando o Tchan’ foram incluídas na apresentação. Os artistas conversaram com a plateia e ainda revelaram desejo de descansar nos Lençóis Maranhenses. “Nós viremos passar as férias em Barreirinhas, para poder ir para os Lençóis Maranhenses”, prometeu Beto Jamaica.
A noite foi encerrada com o show da banda Parangolé, cujo novo vocalista é o cantor Lincoln Senna, que esbanjou simpatia do camarim ao palco. Ele disse que estava iniciando a maratona de Carnaval por São Luís e que recebeu o convite da Prefeitura de São Luís com muito carinho.
“São Luís é uma cidade que sabe receber turistas e a Prefeitura montou uma estrutura incrível para o público, para sua equipe e para os artistas que chegam no camarim e no palco, muitos bem recebidos. E a gente só pode retribuir tudo isso dando o nosso melhor no palco”, disse Lincoln Senna.
O público não arredou o pé e agradeceu à Prefeitura pela vasta programação. “Festa incrível e com artistas cujos ingressos são caros e nem sempre a gente consegue ir. Eu amei e estou vindo praticamente todos os dias”, disse a estudante Natália Ferro, que acompanhou a apresentação da banda Parangolé.
Corte Momesca
A festa na Cidade do Carnaval foi prestigiada pela Corte Momesca, formada pelo Rei, Ronilson Pereira, pela Rainha, Kássia Ribeiro, e pelas Princesas, Lilica Rodrigues e Layra Silva. Kássia Ribeiro, falando em nome da realeza, revelou que é seu primeiro reinado e que está muito feliz pela experiência.
“Nós estamos iniciando as nossas andanças e já está sendo uma experiência incrível. Estamos representando a cultura maranhense, o que é bastante gratificante e uma honra. Eu, por exemplo, sempre vivenciei o Carnaval e outras festas, como o São João, com as quais sou bastante envolvida. Ter ganho como rainha é uma experiência incrível. O nosso grupo é unido e faremos tudo com muito carinho e respeito”, disse ela, que é técnica em Enfermagem e cake design.
A Prefeitura de São Luís montou rigoroso esquema de segurança, que começa pela entrada do evento, pois o público passa por revista nas baias de entradas. Além disso, o acesso e a comercialização de bebidas em garrafas de vidro estão proibidos.
A iluminação pública na região foi reforçada e foram instaladas torres de monitoramento com centrais de apoio estrategicamente posicionadas. As torres contam com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Há, ainda, central de videomonitoramento com reconhecimento facial instalada no local do evento. Dois postos médicos foram instalados e equipados para atendimentos de emergência, além do suporte de duas ambulâncias.