Floresta Viva: Suzano desenvolve ações de conscientização para evitar queimadas e auxiliar na preservação florestal

Durante a época de estiagem e temperaturas mais altas, que, na região, acontece no período de maio a setembro, surge uma preocupação já conhecida: a prática de queimadas, ação que é proibida legalmente através da Lei de Crimes Ambientais, mas que continua sendo comum. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desde o dia 20 de março, houve o crescimento de 175% de queimadas na floresta amazônica no Maranhão.

Diante deste cenário de alerta, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, direciona suas ações para contribuir com a prevenção de incêndios e a proteção das florestas na região. A partir do programa Floresta Viva, que acontece em Imperatriz (MA) desde 2010, a companhia promove palestras, encontros e treinamentos com colaboradores, comunidades rurais, vizinhos e população em geral. O objetivo é incentivar práticas conscientes, responsáveis e sustentáveis, uma vez que elas fazem toda a diferença quando o tema é a proteção do recurso florestal e a prevenção de incêndios.

O programa Floresta Viva, aborda, principalmente, três elementos: a preservação da flora e da fauna e o bem-estar das comunidades, como informa a Coordenadora de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente da Suzano, Ana Paula Pulito. “Os incêndios impactam a flora e a fauna da nossa região, sem falar das comunidades vizinhas que também podem ser afetadas pela exposição ao fogo e a fumaça. Trouxemos o programa para a região para poder provocar a conscientização das pessoas sobre os problemas, malefícios e impactos causados por essas queimadas. Queremos gerar uma mudança de atitude.”, ela explica.

Para sua efetividade, o programa investe em materiais de comunicação, com linguagem acessível e didática, tanto para os colaboradores quanto para as comunidades ao redor. E as crianças não ficam de fora: para reforçar a educação ambiental aos pequenos, a companhia faz a entrega de jogos e material escolar para que eles sejam incentivados a desenvolver a consciência sustentável desde a infância. Além disso, a Suzano também faz parcerias com várias instituições e órgãos ambientais para compartilhar informações e ampliar o impacto positivo do programa, como o Corpo de Bombeiro, Ibama e Exército.

Proteção das florestas – Além do Floresta Viva, a Suzano também investe em diversos recursos e tecnologias para cuidar das florestas e combater possíveis incêndios com mais agilidade e eficiência. Hoje, a unidade dispõe de 16 brigadas rápidas com carros 4×4, 9 caminhões pipas, 490 rádios, 39 câmeras em torres de até 108 metros de altura e uma central de vídeo monitoramento funcionando 24 horas por dia. O supervisor de Proteção Florestal, Marcos Santana, também reforça que a equipe sempre participa de capacitações. “Nesse período, nós ampliamos nosso treinamento para deixar o pessoal apto para um combate seguro. Fazemos uma reciclagem todo ano com a equipe, mostrando como seria a forma de combate, atuação e comunicação direta para a solicitação de apoio.”, ele informa.

Outra ação que tem ajudado muito no combate rápido e eficaz dos focos de incêndio são as chamadas recebidas por meio do número 0800 771 1418, telefone disponibilizado pela Suzano para que qualquer pessoa possa ligar e informar sobre incêndios nas florestas ou em áreas próximas. “Isso tem nos ajudado muito, porque, com essa parceria, muitos vizinhos ligam informando de algum foco nas nossas áreas ou na proximidade e isso faz com que possamos atuar de forma muito rápida nesse combate.”, diz Marcos Santana. Ainda segundo ele, o objetivo é, a cada ano, reduzir as queimadas dentro das florestas e em áreas de conservação.

É dessa forma que a Suzano contribui positivamente nesse cenário de alerta, com ações que permitem não só o combate direto à focos de incêndios, mas na forma de conscientização de comunidades, para que práticas sustentáveis se tornem rotineiras e ganhem cada vez mais espaço entre a população.

SOBRE A SUZANO

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.