Saúde

Fevereiro Roxo – Rotina saudável pode evitar o aparecimento do diabetes  

Manter hábitos saudáveis ou até mesmo, mudar estilo de vida, são atitudes que contribuem para a prevenção de diversas doenças, entre elas, o Diabetes, uma doença silenciosa evidenciada no mês de fevereiro, indicado pela cor roxa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros vivem com a doença hoje em dia. Mas, mesmo quando há a influência genética para o surgimento, a maior parte dos casos podem ser evitados com a adoção de uma rotina saudável. 

A médica e coordenadora do curso de medicina da faculdade Pitágoras, Denise Priolli, diz que existem vários tipos de diabetes, sendo o Diabetes Mellitus Tipo 1 e o Diabetes Mellitus Tipo 2, os tipos mais conhecidos, e que ambos, quando não estão bem controlados, podem trazer complicações à saúde. 

“Diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza pelo aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia). A insulina é o hormônio responsável por remover a glicose, ou seja, o açúcar do nosso sangue, no caso dos portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1, a elevação da glicose no sangue ocorre porque o pâncreas não produz a insulina. Já nos portadores da de Tipo 2, há dificuldade na ação da insulina e outras alterações, muitas delas decorrentes da hereditariedade, da obesidade e do sedentarismo, que não permitem a ação adequada da insulina”, explica.  

Priolli ressalta que manter os níveis de glicemia elevados, pode trazer vários riscos à saúde, como a propensão a doença renal; problemas de visão, circulatórios; e alterações na sensibilidade nos pés, que podem levar até a amputação de membros inferiores. 

 A professora diz que é preciso atenção aos sintomas da doença para a busca de tratamento precocemente. “Urina excessiva, acordar várias vezes à noite para urinar, sede excessiva, boca seca, aumento de apetite sem nenhuma causa aparente, perda de peso, em curto intervalo de tempo, um cansaço excessivo, fraqueza, alteração da visão, enxergar meio embaçado, feridas com difícil cicatrização, são os principais sintomas, detalha.  

A médica diz que o Diabetes tipo 2 é o mais frequente e pode ser evitado.  “Uma alimentação saudável, com poucos carboidratos, redução de doces, rica em legumes, verduras e proteínas, é uma boa estratégia. Emagrecer é uma boa solução para o controle da glicemia, em casos de pessoas obesas. No entanto, é importante cuidar da alimentação,  independente de ter ou não a doença, ou de estar ou não acima do peso”, sinaliza.  

A professora elenca cinco hábitos saudáveis essenciais para prevenir o diabetes e manter a boa saúde, que podem ser adotados por todos no dia a dia: 

  1. Comer verduras, legumes e frutas todos os dias e ingerir proteínas em quantidade individualizada; controlar o consumo de ácidos graxos saturados, priorizando o consumo de carnes magras, leite desnatado e consumo mínimo de carnes processadas; 
  2. Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras; 
  3. Praticar exercícios físicos regularmente (30 minutos 5 x por semana); 
  4. Cessar o hábito de fumar e de beber bebidas alcoólicas; 
  5. Manter o peso controlado.