Festa infantil: como agradar diferentes faixas etárias

Uma das principais dificuldades para os organizadores de uma festa infantil é lidar com as diferentes faixas etárias que estarão presentes na festa. Pode ser um desafio para que a festa seja agradável tanto para as crianças como para os adultos presentes, mas é possível.

As crianças mais novas, por exemplo, apresentam necessidades diferentes das crianças mais velhas. Elas precisam de atividades um tanto mais simples como brincadeiras lúdicas. É necessário também se preocupar com a segurança delas, que exigem mais atenção.

Já as crianças mais velhas, na fase da pré-adolescência, tendem a preferir atividades mais complexas. Elas são mais independentes e podem gostar de atividades esportivas, jogos eletrônicos, competições de karaokê ou dança. É preciso determinar a faixa etária das crianças convidadas para elaborar o que pode ser oferecido como atividade.

Uma lista de convidados ajuda a programar toda a festa. Além das atividades, faz-se necessário organizar a comida que agrade tanto crianças como adultos. Também é importante que se inclua opções vegetarianas e para quem tem alguma restrição, para que todos possam se alimentar. A quantidade de comida deve ser calculada, assim como as bebidas. Tanto a comida quanto as bebidas variam de acordo com a faixa etária.

É importante levar em consideração os interesses dos adultos que acompanham as crianças. Geralmente em festa infantil estão presentes pais, tios, avós, entre outros. Enquanto as crianças fazem suas atividades, os adultos precisam de comida e bebidas adequadas, além de uma área para sentar e conversar. Sofás e poltronas são melhores do que cadeiras desconfortáveis, principalmente para os mais velhos ficarem confortáveis pelo tempo da festa.

Outra possibilidade é envolver os adultos nas atividades. Dessa forma, se incentiva um momento de conexão entre as faixas etárias. Existe uma série de atividades que podem ser oferecidas para crianças e adultos, como oferecer mesas de artesanato. Oficinas de arte e competições esportivas, em que um adulto e uma criança formam uma dupla, podem funcionar. Essa é uma forma de criar um ambiente acolhedor e familiar, onde todos possam se divertir juntos.

A festa infantil requer roupas confortáveis. Ela pode até ser estilosa, mas deve dar liberdade à criança para se movimentar. Algumas festas são temáticas, e isso deve ser levado em consideração. No mais, esse tipo de evento envolve muitas brincadeiras e atividade física, portanto é interessante que a criança vista uma roupa legal com tênis Vans infantil, por exemplo, que permita aproveitar a festa.