Eventos científicos da Center Hospitalar e Biosat apresentaram tecnologias de ponta
A empresária maranhense Giselle Pereira, da Center Hospitalar, promoveu dois eventos científicos exclusivos para médicos proctologistas e ginecologistas, no formato de aula científica, na Villa do Vinho Bistrô, em parceria com a Biosat.
O objetivo foi apresentar e fazer o lançamento do primeiro fistuloscópio flexível digital do mundo; uma tecnologia inovadora no diagnóstico de imagens proctológicas ainda mais abrangentes e precisas. Segundo o diretor da Biosat Rogério Carvalho “trata-se do primeiro equipamento do tipo no mundo, e São Luís agora conta com essa tecnologia. Ele possibilita uma abordagem mais precisa e menos invasiva, direcionada aos riscos e promovendo melhores resultados” explicou.
Outro destaque foi o laser de diodo, que está revolucionando o tratamento de patologias proctológicas e ginecológicas, com técnicas minimamente invasivas, proporcionando maior conforto e segurança, além de uma recuperação mais rápida dos pacientes.
Esses equipamentos oferecem a possibilidade de procedimentos mais eficazes, sem a necessidade de internação prolongada, transformando a experiência tanto do médico quanto do paciente. E já estão à disposição dos médicos, numa exclusividade da Center Hospitalar, que representa a Biosat no Maranhão.
A sócia-proprietária do Center Hospitalar, Giselle Pereira, destacou o impacto dessas tecnologias para a medicina local: “Nossa missão é oferecer técnicas que não apenas beneficiem os médicos em seus procedimentos, mas também proporcionem ao paciente uma recuperação rápida, segura e eficaz. Queremos que eles voltem às suas atividades com disposição e mais qualidade de vida.”
PROCTOLOGISTAS ELOGIAM AS NOVAS TECNOLOGIAS
O primeiro evento aconteceu dia 19.03 e recebeu grandes expoentes da proctologia maranhenses, como os médicos Dóris Rocha, Santiago Servin, Giancarlo Marques, Rebecca Nepomucena, Yana Pavan, Maysa Maciel, Kilson Martins, Bruno Barreto e Marcelo Travassos. Além deles, estiveram presentes a enfermeira Bibiane Nóbrega e o médico e empresário Glouberg Nóbrega.
Rogério Froes, especialista de produtos da Biosat, detalhou os benefícios do laser de diodo para o tratamento de fístulas anais e cistos pilonidais: “O laser de diodo tem um impacto significativo porque fecha o trajeto da fístula ou do cisto pilonidal, patologias orificiais que, tradicionalmente, envolvem uma recuperação muito dolorosa. Utilizamos um comprimento de onda de 1470 nanômetros, comprovado como ideal para esses tecidos, garantindo uma aplicação precisa e eficiente” explicou o especialista.
Esse procedimento, descrito por Froes, utiliza um laser com tecnologia avançada para tratar essas condições de maneira menos invasiva. O método reduz a dor pós-operatória e acelera o processo de recuperação, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias com mais rapidez e conforto.
Complementando, Rogério Carvalho destacou como vantagens do fistuloscópio flexível: “Ele é capaz de acompanhar as formas irregulares e os caminhos mais sinuosos que essas doenças podem se formar. Com o novo equipamento, conseguimos acompanhar os contornos complexos das doenças, como curvas em S ou L, que podem ser difíceis de identificar em exames de imagem. Essa tecnologia permite tratar de forma mais abrangente, evitando trajetos falsos” explicou Carvalho.
Os médicos proctologistas presentes elogiaram as novas tecnologias. O Dr. Kilson Martins considerou a nova tecnologia de laser minimamente invasiva como “um avanço significativo, especialmente para tratar doenças como fístulas anais. A recuperação mais rápida para os pacientes faz toda a diferença no nosso trabalho” explicou ele.
Já a Dra. Rebecca Nepomucena destacou o impacto revolucionário para a prática médica: “A possibilidade de procedimentos tão precisos, sem a necessidade de hospitalização, transforma a experiência tanto do médico quanto do paciente” disse ela.
GINECOLOGISTAS APROVARAM EQUIPAMENTOS QUE VÃO REDUZIR TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE PACIENTES
O segundo evento foi realizado na quinta-feira (20.03) e dedicado a ginecologistas, para a apresentação e demonstração dos equipamentos com tecnologia a laser de diodo, que possibilita a realização da histeroscopia ambulatorial. Esse exame permite avaliar o interior do útero, diagnosticar condições como pólipos e miomas, e tratar doenças ginecológicas de maneira minimamente invasiva.
O procedimento, semelhante a uma endoscopia vaginal, pode ser realizado no consultório médico e dispensa sedação, otimizando o atendimento às pacientes. A nova tecnologia foi amplamente elogiada pelos especialistas presentes. Segundo a Dra. Anne Caroline Amorim, “o equipamento possibilita a remoção de lesões de forma mais segura e delicada em histeroscopias ambulatoriais, sem necessidade de sedação e com rápida recuperação” explicou a ginecologista.
O Dr. Alisson Chianca, com 12 anos de experiência em histeroscopia, mostrou-se empolgado com o potencial da nova tecnologia. Ele acredita que o laser de diodo permitirá resolver casos que antes demandavam cirurgias em ambientes hospitalares, facilitando o processo para pacientes e médicos “É uma perspectiva de alta resolutividade para as cirurgias histeroscópicas ambulatoriais”, afirmou.
Para o Dr. Gustavo Bringel, essa nova tecnologia representa um marco, pois “facilita o acesso a procedimentos e reduz o tempo de espera em relação a cirurgias no centro hospitalar”, comentou. Ele acredita que o laser de diodo será uma opção viável para tratar pólipos, miomas e outras patologias de forma mais prática e eficiente.
Os dois eventos demonstram o compromisso da Center Hospitalar em prol da constante evolução da medicina maranhense; com a adoção de avanços tecnológicos, que beneficiem tanto os profissionais quanto os pacientes.