Estudante medalhista do SESI-MA participa de evento científico de astronomia, em São Paulo 

– O aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI Bacabal, Lucas Emanuel Silva de Moraes, acompanhado pelo professor Adalberto da Silva Junior, viajaram para São José dos Campos, interior de São Paulo, para participar da Jornada Espacial, evento que faz parte da premiação da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023). Devido ao excelente resultado conquistado pelo aluno na prova, ele foi um dos 60 estudantes do país a participar da cerimônia nacional.  

Durante a passagem pela cidade de São José dos Campos, o medalhista conheceu o Programa Espacial Brasileiro, e assistiu à palestra do representante da Agência Espacial Brasileira (AEB), Alexandre Macedo de Oliveira. Na ocasião, estudantes e professores se dividiram entre atividades no hotel e fora dele, com palestras de especialistas e visitas guiadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Museu Interativo de Ciências (MIC).  

A semana foi de imersão e os dois representantes do SESI-MA aprofundaram seus conhecimentos sobre a construção de foguetes, interpretação de imagens de satélites, sistema de posicionamento global, mundo espacial, construção de plataforma de lançamento de foguetes, satélites de comunicação e televisão, dentre outros temas relacionados à Olimpíada de Astronomia. Nas visitas guiadas também puderam observar a física na prática, com protótipos e objetos elaborados para demonstrações.  

Segundo o estudante, o evento científico proporcionou ainda novas amizades, já que reuniu jovens de todo o país que tiveram a oportunidade de conhecer outras realidades por meio de pessoas diferentes, mas alinhadas com o mesmo propósito: a busca de conhecimento.  

A gerente da Escola SESI Bacabal, Magna Nascimento, reforçou que a instituição de ensino incentiva o amor pela ciência e pela tecnologia. “Lucas Emanuel é um orgulho para todos nós e nos representou com excelência nesta grande oportunidade de interagir com os melhores do país”, registrou a gestora. 

OBA 2023 –A OBA e a Jornada Espacial são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). No entanto, também têm participação a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).