Esporte traz reflexão sobre saúde mental em Centro Socioeducativo da Funac

O Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã (CSIPC), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), promove aulas de capoeira, como atividade de esporte e lazer para os adolescentes em cumprimento de medida cautelar. O esporte tem sido uma estratégia poderosa no processo de ressocialização e ajudado no alívio da ansiedade, estresse e depressão, além de contribuir no desenvolvimento da construção de novos projetos de vida.

Na atividade conduzida pelo mestre Juvenal dos Santos, realizada no Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, em São Luís, são desenvolvidas técnicas voltadas para uma melhor qualidade de vida, por meio de exercícios que trabalham a expressão corporal, musicalidade, equilíbrio, relações interpessoais, aspectos físicos e psicológicos dos socioeducandos.

Os adolescentes participam de atividades sobre a importância da educação física, com a prática de outros exercícios, a capoeira tem um universo muito rico para abordar. “O estudo da capoeira dentro da atividade do Janeiro Branco tem como objetivo trabalhar o bem-estar dos adolescentes, por meio da musicalidade e cantorias”, destaca o instrutor Juvenal Santos.

Um dos socioeducandos que participa do projeto destaca que a prática de atividade física, aliada à capoeira, proporcionou uma melhora na sua concentração. “É muito bom fazer atividades esportivas como capoeira e futebol que trabalham não só o corpo, mas também a mente. Consigo me concentrar mais nas atividades que são realizadas no Centro Socioeducativo”, declara.