Plantão

Escola SESI São Luís promove Workshop das profissões para orientar estudantes na escolha de sua vocação 

A maioria dos adolescentes convive com as dúvidas e questionamentos sobre a escolha da profissão correta. São anseios, coração dividido, vontade de fazer algo que se goste, a preocupação com o retorno financeiro, a opinião dos pais e amigos. Tudo isso intervém na escolha da profissão na juventude. 

Pensando nisso, a Escola SESI São Luís, realizou na segunda-feira (23), a quarta edição do Workshop das Profissões, com a participação de ex-alunos da Rede SESI de Educação, que atualmente são universitários e profissionais formados com destaque no mercado de trabalho, para conversarem sobre as diversas áreas de atuação e assim auxiliar os alunos na descoberta da vocação. O foco foram os alunos do terceiro ano do ensino médio, mas as turmas do primeiro e segundo ano também puderam participar dessa troca de experiências. 

A Juliane Moraes é acadêmica de Enfermagem e ex-aluna da Escola SESI, ela contou como se sentiu ao retornar à escola dessa vez para auxiliar os estudantes na escolha da sua profissão. “Foi um momento nostálgico. Hoje está aqui é como se eu estivesse vivendo um novo processo, é gratificante repassar para eles o amor e o que me levou a escolher a área da saúde. Tentei repassar e mostrar que é preciso conhecer e vivenciar antes da escolha definitiva”, afirmou. 

A Ana Clara Pimenta de 17 anos, aluna do terceiro ano, sempre foi encantada pelo mundo do Direito, mas confessa que ainda existiam dúvidas. “Chegou um momento que cogitei a Medicina. No entanto, hoje, ao participar dessa troca com os profissionais tive a certeza de que o Direito é a minha vocação, é a profissão que quero ser reconhecida”, disse.  

Os alunos participaram de um bate-papo com profissionais de diversas áreas do conhecimento, como Humanas, Exatas, Biológicas, Saúde e Linguística para conhecerem melhor cada âmbito. As palestras apontaram aos alunos que é preciso entender que a vocação nem sempre é algo claro na hora da decisão. Para muitos, a vocação profissional só surge bem mais adiante, e após fazer alguns testes vocacionais ou vivenciar sua escolha.  

É o caso da enfermeira intensivista, Ana Patrícia Câmara, que durante a sua adolescência esteve em dúvida entre arquitetura, odontologia e enfermagem. Ela relata que só tomou uma decisão, após conhecer pessoalmente o ambiente de cada opção que pleiteava. “Resolvi fazer algumas visitas voluntárias para uma casa de apoio do Hospital Aldenora Bello. Tive contato com alguns profissionais, me apaixonei pela enfermagem nessas visitas que fui fazendo, depois eu fui ao escritório de arquitetura e urbanismo, também daqui de São Luís, conversar um pouco, tirar minhas dúvidas, e aí eu vi que eu gostava, mas não tanto quanto o da enfermagem. Hoje sou muito realizada na profissão. Ter dúvidas é normal, você precisa ter em mente que sempre existirá a possibilidade de recomeçar, caso não goste”, declarou. 

A gestora da Escola SESI São Luís, Antônia Cristina Cunha, destacou a importância do evento para os alunos da instituição. “Nosso objetivo foi proporcionar aos nossos estudantes vivências e conhecimentos das mais diversas áreas de graduações. A nossa escola sempre pensa em promover momentos de protagonismo, inclusive muitos alunos foram os responsáveis pela realização desse evento. Eles tiveram a oportunidade de compreender que ser um profissional vai além de simplesmente exercer seu cargo, mas sim fazer a mudança onde está inserido”, concluiu.