Escola reformada pelo Governo do Estado na Vila Esperança beneficia jovens da zona rural de São Luís

O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (1º), a entrega simultânea de 12 escolas em sete municípios maranhenses. Reformada por meio do Programa Escola Digna, uma das unidades, o Centro de Ensino Lúcia Chaves, beneficia jovens da Vila Esperança, zona rural de São Luís. Em solenidade virtual, o governador Flávio Dino fez a entrega das unidades, enquanto, presencialmente, secretários de Estado realizaram a entrega representando o gestor estadual. 

“Com a entrega das escolas, mostramos a vitalidade do Programa Escola Digna, central enquanto estratégia de desenvolvimento para o Maranhão. Estruturas vem e passam, mas as pessoas podem transformar o mundo, então mudar a educação é um esforço para construirmos juntos uma sociedade melhor”, disse o governador Flávio Dino. 

No Centro de Ensino Lúcia Chaves, foram feitas melhorias nas instalações, além da climatização de nove salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e refeitório. Antes da reforma, a escola sofria com problemas estruturais, de drenagem e iluminação. 

Agora, o Centro de Ensino Lúcia Chaves se une a outras mil obras educacionais entregues em todo o Maranhão pelo governador Flávio Dino. A estrutura completamente reformada beneficiará 301 alunos com idade entre 13 a 19 anos. A escola funciona nos turnos matutino e vespertino, com turmas de 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. 

Representando o governador presencialmente no Centro de Ensino Lúcia Chaves, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatizou que investir em educação é apostar na mudança da sociedade. “Todo o esforço que empregamos em educação é válido e será recompensado, pois temos certeza que a educação transforma pessoas que impactarão na formação de uma sociedade mais justa e humanizada”, disse Carlos Lula. 

A diretora do Centro de Ensino Lúcia Chaves, Taciana Gama, afirmou que o novo espaço vai incentivar adolescentes e jovens a tentarem a entrada em uma universidade. “A nossa pretensão é que agora a escola seja muito mais utilizada pelos alunos do que já era anteriormente, mesmo com todos os problemas que tínhamos. A comunidade recebeu essa reforma como sendo um verdadeiro tesouro, igual a um diamante bruto que foi lapidado”, ressaltou. 

Aprovação

A aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Maria Alice Soares, de 19 anos, comentou da sensação de estar estudando em uma escola totalmente nova. “Eu estudo aqui desde a quinta série. A gente sofria bastante quando chovia, porque eram goteiras e, em algumas partes, alagava. Mas agora é outra escola, e a expectativa é de tão logo podermos voltar às aulas”, disse.

Para o professor de Matemática, Augusto Bacabal, os momentos difíceis agora estão no passado. “Quando chovia, tínhamos que aguardar a água baixar, além do calor devido a climatização ruim. Com a reforma, a nossa comunidade só tende a ganhar, porque os pais veem aqui como um espaço agradável e salutar para os seus filhos, uma oportunidade de aprenderem com qualidade e a chance de disputar uma vaga no ensino superior”, destacou. 

Representando a comunidade da Vila Esperança, o presidente da Associação de Moradores, Bernardo Silva, reiterou o excelente trabalho realizado pelo Governo do Estado. “Esse momento de reinauguração da escola é a concretização de um desejo de todos. Esta escola é muito importante, pois, por estar situada dentro de uma Zona Rural, acaba por beneficiar, também, alunos de outros bairros da região”, contou. 

Além de São Luís, também foram entregues escolas em Feira Nova, Igarapé Grande, Paulo Ramos, Santa Helena, São José de Ribamar e São Mateus.