Escola Digna é inaugurada na cidade de Codó-MA

A Companhia Energética do Maranhão – Cemar inaugurou, recentemente, mais uma nova Escola Digna. Desta vez a unidade escolar foi construída no povoado Fazenda São Francisco, a 25 quilômetros da sede de Codó.

A Escola Municipal Elizabeto Barbosa de Carvalho funcionava de maneira precária, em um ambiente insalubre, sem o menor conforto. A falta de estrutura dificultava, e muito, o trabalho dos educadores e consequentemente, oaprendizado dos alunos.

A construção da nova escola faz parte de uma parceria público-privada entre a Cemar e o Governo do Estado na substituição de escolas de taipa por alvenaria. Presente ao evento o Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, lembrou a importância da parceria para garantir ensino de qualidade “É emocionante ver este trabalho. Estamos entregando escolas novas em todo o Estado, mas hoje, a emoção é diferente. Quero enaltecer o trabalho da Cemar e agradecer e, em nome do governo, parabenizar a Cemar por este belíssimo trabalho. E é preciso pontuar que esta é a escola digna mais bonita que já entregamos” comentou o Secretário.

O projeto levará oportunidade e dignidade para as crianças que vivem uma realidade distante do adequado, estudando em escolas sem estrutura e segurança. Para a professora e diretora da instituição a construção da nova unidade de ensino representa mais que uma vitória para os moradores da região. “A situação aqui era muito difícil, era muito complicado ensinar, o local de ensino não tinha parede e isso tirava a concentração das crianças, não tinha como estudar. Nós professoras nos esforçávamos, mas era muito difícil. Hoje é um sonho realizado para gente. Há muito tempo eu trabalho com educação no campo, então a gente vê uma escola dessa e sente uma evolução”, disse a professora e diretora Lindalva Gomes.

Para Augusto Dantas, Presidente da Cemar, investir em educação é transformar o Maranhão “se a gente quer mesmo um Estado melhor temos que começar com uma educação de qualidade. Para a Cemar é extremamente importante o crescimento do Maranhão e esse crescimento não existe sem falarmos em investimento em educação. A transformação que estamos fazendo em parceria com o Governo do Estado e a comunidade mostra que o Maranhão vai avançar cada vez mais. Estamos garantindo um direito básico, que é o direito à educação de qualidade. Essa é nossa terceira escola digna construída pela Cemar. Foram contempladas além de Codó, as cidades de Belágua e Fernando Falcão. O investimento foi de quase R$ 600 mil reais somente nesta escola em Codó e estamos felizes com o resultado. Aqui tem biblioteca, brinquedoteca, telhado com pintura para minimizar o calor e reutilização de água de chuva, então estamos oferecendo uma escola que, realmente, tem todos os equipamentos e estrutura necessários para que o ensino seja repassado com qualidade para estas crianças”, comentou Augusto.

Até o momento a Cemar investiu mais de R$ 1,6 milhão, contemplando a construção de três escolas completas (Fernando Falcão, Belágua e Codó): com duas salas de aula, três banheiros sendo um adaptado, cozinha, pátio central, biblioteca e diretoria. Além disso, as escolas foram entregues 100% mobiliadas e com alguns itens que ajudam no reuso da água da chuva e na economia de água e energia.

A dona de casa, Concita Alves, esteve na inauguração e se emocionou ao ver a estrutura da unidade escolar “ Eu fico muito feliz, é muito bom porque antes era só uma sala de aula para todos os alunos, todas as séries misturadas. Aqui é tudo organizado, cada sala com sua série, é muito bom ver isso. Vejo um futuro melhor pra os meus filhos e até as crianças se animam mais para estudar”, afirmou a dona de casa.

Durante o evento, a Cemar ainda realizou troca de lâmpadas na comunidade. Mais de 100 lâmpadas incandescente e fluorescentes foram trocadas por lâmpadas led, que são mais econômicas. Foram distribuídos ainda brinquedos e um kit escolar para todos os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.