O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasRádio e TV

Engajamento da TV UFMA no Instagram cresce 300% em contas alcançadas e 225% em visualizações

Antenada com as transformações no comportamento da audiência e as formas do público interagir sobre os programas e interprogramas da emissora, a TV UFMA segue realizando produtos e estratégias inovadoras em suas redes sociais. Ações que vem garantindo importantes avanços. No Instagram, por exemplo, o engajamento da emissora cresceu 300% em contas alcançadas e 225% em visualizações. Na mesma rede social, o número de seguidores da emissora cresceu em mais de 60%, neste ano.

Ainda no Instagram, as publicações de reportagens com temáticas sobre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) obteve aumento de 78% e as publicações gerais no feed, stories e reels da emissora tiveram crescimento de 130%. As métricas registradas no canal da TV UFMA, no YouTube, também consolidam uma evolução acelerada. Neste ano, o número de usuários inscritos cresceu 134% e o tempo de exibição ultrapassou mais de três mil horas. Número que garantiu um crescimento de 75%.

Métricas – No YouTube (https://www.youtube.com/@tvufma), a TV aumentou ainda em 215% o número de Impressões – métrica que registra toda vez que a miniatura de um vídeo é apresentada para quem navega na referida plataforma, aumentando a oportunidade desse vídeo ser visto – e elevou também o índice de espectadores novos. A coordenadora de Mídias Sociais da TV UFMA, Asmynne Barbosa, destacou que as redes sociais vêm garantindo mais liberdade para o público poder assistir à TV UFMA em tempo real e também em novos dias, horários e telas (celulares, notebooks, PCs…).

“Por meio das redes sociais, a TV UFMA oportuniza diversos canais para o público interagir e assistir a programação da emissora, comentar, compartilhar conteúdos e também sugerir temas para a cobertura jornalística. Somos uma TV escola, que forma novos profissionais ao mercado de trabalho e também oferecemos vários conteúdos didáticos sobre diversos temas. Programas, interprogramas e reportagens que podem ser usados em sala de aula, como reforço pedagógico”, concluiu a coordenadora.

Vale lembrar que, no WhatsApp, a TV UFMA (Canal 16,1) disponibiliza ainda ao público o número: 98 98439-1615, e o canal https://wa.me/559884391615. Também pode ser assistida ao vivo pelo site oficial: https://portalpadrao.ufma.br/tvufma e está ainda no aplicativo da plataforma Eduplay, do Governo Federal, onde permanece entre as cinco emissoras públicas mais assistidas.

Curta e compartilhe – Entre as principais realizações da TV UFMA no Instagram destacam-se ainda os vídeos produzidos pelo Núcleo de Mídias na cobertura do Arraial do Ipem no São João, uma parceria com as rádios FM Universidade e Timbira; os cortes de entrevistas dos programas Sem Filtro e Em Dia com a Saúde; as crônicas da TV UFMA; o quadro Você Sabia, sobre os setores e produções da TV UFMA, e o Clipe Cultive a Paz, que já chegou a quase 40 mil visualizações.

Neste ano, o Núcleo de Mídias produziu ainda nove eventos. Um aumento de 55% em relação ao ano passado. Em comemoração aos 9 anos da TV UFMA, o Núcleo produziu o Seminário “Comunicação Pública na Televisão Universitária Multitelas: conectando audiências”, com transmissão ao vivo pelo Youtube, tendo a participação da diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, e do presidente da Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU), Francisco Filho.

Vinculada à Superintendência de Comunicação da Instituição (SCOM-UFMA), a TV UFMA forma com a Diretoria de Comunicação e a Universidade FM, os principais canais de comunicação da Universidade para a divulgação de informações e difusão de conhecimentos. Com responsabilidade e profissionalismo, compartilham a produção científica contemporânea e democratizam os avanços no ensino, na pesquisa, extensão e inovação, em suas programações diárias e pelas redes sociais oficiais.

TV UFMA Talks – Destacam-se também as edições do TV UFMA Talks, evento em formato de workshops para atualização e formação continuada dos profissionais da emissora, ministradas pelos jornalistas Cecília Leite, Juliana Silveira, Lucas Vieira e Aline Mendes, e o videomaker Jardiel Santos. A emissora recebeu ainda a visita técnica de 12 grupos (5 turmas de professores universitários de Comunicação Social, Biblioteconomia, UFMA, Campus São Bernardo e Matões do Norte, Estagiários do IEMA, comunidades da capital e outros municípios, 2 turmas estudantes quilombolas).

Em 2024, nove turmas do curso de comunicação da Universidade também visitaram a TV, com aulas práticas e expositivas, e o Núcleo de Mídias lançou três manuais contendo as normas da emissora sobre eventos, visitas e produção jornalísticas para as redes sociais. A emissora também intensificou o seu relacionamento com a imprensa e o mercado profissional de comunicação, por meio dos serviços de assessoria de imprensa e parcerias institucionais.