O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Duarte reafirma compromisso em zerar as filas da saúde e fala sobre a Força Municipal

O candidato a prefeito de São Luís Duarte (Republicanos), em entrevista, por telefone, nesta quarta-feira (18), à Rádio Nova FM, reafirmou seu compromisso em zerar as filas da saúde em São Luís e falou sobre a proposta da Força Municipal de Saúde.

“Saúde é a nossa prioridade, uma medida emergencial é zerar as filas de espera na saúde de São Luís, fazendo parcerias com a iniciativa privada, assim como o governador Flávio Dino fez durante a pandemia, em situação de emergência. Para nós, é prioridade garantir o direito básico de saúde do cidadão”, reforçou o ex-presidente do Procon Maranhão.

Sobre a Força Municipal de Saúde, o candidato afirmou ser um projeto que irá agir em parcerias com os agentes de endemias e com os agentes comunitários de saúde. Objetivo é garantir a saúde básica nos bairros mais desassistidos da capital. “Nossa proposta visa levar os serviços básicos de saúde para próximo das pessoas com o apoio desses profissionais. Os agentes precisam da nossa atenção, do nosso respeito, com melhorias salariais, estruturais com trabalho informatizado”, garantiu.

Duarte ressaltou ainda o aumento nos horários de atendimento das unidades básicas de saúde, para funcionar aos fins de semana, contratando mais profissionais da área, com melhores salários, incluindo a gratificação do SUS.

Descentralizar a saúde
O candidato também frisou a sua proposta para descentralizar a Central de Marcação de Consultas de São Luís, colocando também dentro dos terminais de integração, além da elaboração de um aplicativo para marcar consultas.

“Vamos transformar os terminais de integração, em parcerias com a iniciativa privada, em verdadeiros shoppings de serviços, onde o cidadão poderá marcar suas consultas, sem gastar uma nova passagem, com conforto e segurança. Teremos também um aplicativo para marcar consulta, ou seja, quem tem acesso à internet, usa o aplicativo, e quem não tem faz a marcação nos terminais de integração”, destacou.