O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
GeralÚltimas Noticias

Djamila Ribeiro abre o XIX Conbrascom em São Luís

Profissionais que atuam na área de comunicação de diversas instituições do país estão reunidos em São Luís, entre os dias 6 e 8 de agosto, para a 19ª edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).

A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (6/8), às 19h, no Blue Tree Hotel (Calhau), e contou com a presença de autoridades na mesa de abertura: o desembargador Jamil Gedeon, membro do Conselho de Comunicação no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho; a presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, Débora Diniz; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Paulo Velten; e o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado.

palestra magna da filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro arrancou aplausos do público. Reconhecida como uma das mulheres mais influentes do mundo, Djamila é colunista da Folha de S. Paulo e coordena a coleção Feminismos Plurais. Ela destacou a importância da comunicação na construção de políticas públicas voltadas à equidade racial e de gênero.

“A comunicação é uma área-chave, sobretudo quando se trata da atuação de tribunais, por exemplo. É por meio da comunicação que conseguimos fazer com que as pessoas identifiquem situações de violência, compreendam seus direitos e saibam onde buscar ajuda.”, afirmou.

A palestrante também ressaltou a importância de uma abordagem mais humanizada na comunicação institucional.

“É preciso comunicar com as pessoas, e não apenas para elas. Quando a linguagem é mais didática, mais acolhedora, conseguimos aproximar, cativar e trazer mais gente para a reflexão. Isso também é um gesto de equidade. Não se pode falar de nenhum tema no Brasil sem considerar as questões de raça e gênero — tudo passa pela forma como nos comunicamos”, completou.

Durante a palestra, Djamila Ribeiro abordou como o racismo científico, a eugenia e as políticas de branqueamento estruturaram uma lógica social que ainda marginaliza pessoas negras, especialmente mulheres, inclusive em espaços institucionais. Encerrou destacando os impactos do racismo e do sexismo recreativos no ambiente de trabalho e a importância de uma comunicação inclusiva, concluindo com a reflexão: “Empatia é uma construção política; equidade se constrói com coragem e responsabilidade.”

PROGRAMACÃO

Com o tema “Do viral ao vital: o poder da comunicação na construção da Justiça”, o Conbrascom é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). 

Oficinas práticas

Antes da abertura oficial, as pessoas inscritas no congresso puderam escolher entre quatro oficinas práticas voltadas ao aprimoramento técnico-profissional. As atividades abordaram temas como estratégias de conteúdo, acessibilidade, produção audiovisual com recursos simples e o uso de novas tecnologias na comunicação.

As oficinas foram: “Como gerar resultado nas redes sem impulsionamento e com temas limitados”, com Mariana Xavier; “Acessibilidade além da rampa: inclusão e anticapacitismo na comunicação”, com Mariana Torquato e Fábia Galvão; “Pega o celular e vem – uma oficina prática para criar, gravar e editar com o que você já tem em mãos”, com Anna Beatriz Lessa; e “Inteligência artificial na comunicação: oportunidades, desafios e impactos para profissionais”, com Janiel Kempers.

Atividades seguem nos dias 7 e 8 de agosto

Nesta quinta-feira (7/8), o XIX Conbrascom segue com uma programação voltada à inovação, liderança e estratégias de comunicação no setor público. Entre os destaques do dia, estão os painéis com Dani Arrais, Thalita de Jesus (Oi, Chefinha!), Murillo Leal e André Tamura.

A agenda inclui ainda a palestra do publicitário PV Bispo sobre inovação nas redes sociais, a entrega do Prêmio Top 10 em Interações nas Redes Sociais e a oficina “Tecnologias Meta”, ministrada por Lilian Estevanato.

Na sexta-feira (8/8), será realizada a cerimônia do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que reconhece os melhores projetos de comunicação desenvolvidos por órgãos do Sistema de Justiça. A solenidade de premiação ocorrerá às 20h, no Villa Reale Buffet, em São Luís.

O congresso reúne jornalistas e assessores/as de comunicação que atuam no Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, tribunais de contas e outras instituições do Sistema de Justiça.