Divisão Médica do Fórum de São Luís realiza ações de combate à Covid-19

A Divisão Médica e Odontológica do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau) está colocando em prática um conjunto de ações de conscientização sobre cuidados na prevenção à Covid-19. Dentre as ações, que se estenderão nas redes sociais, está um vídeo e uma cartilha, contendo orientações sobre o como evitar o contágio pelo Coronavírus.

No vídeo, a odontóloga Vanessa Camila da Silva, integrante da unidade, fala sobre a importância do uso da máscara e orienta a sua correta utilização, destacando o momento em que a colocação da mesma se torna indispensável para evitar a contaminação pela doença.

A orientação para uso de máscaras também está na cartilha elaborada pela Divisão Médica do Fórum. De forma didática, o usuário é informado sobre o tipo mais adequado, os momentos em que a mesma deve ser usada, a forma correta de colocação e permanência, bem como a higiene das máscaras.

A nova chefe da Divisão Médica, Mariany Melo Oliveira, que é mestre em saúde do adulto e especialista em medicina do trabalho, ressalta que o “uso das máscaras caseiras é fundamental nesse momento de pandemia para evitarmos a disseminação das gotículas de aerossol geradas pela nossa saliva e respiração”.

Ela alerta para o fato de que o Coronavírus pode estar presente até mesmo em pessoas assintomáticas, que podem se tornar transmissoras do vírus pelo ar de forma inconsciente. Mariany reforça que é preciso dar continuidade a outras medidas de higiene, como lavar frequentemente as mãos, evitar tocar olhos e boca. “Sair de casa apenas em caso de necessidade. O isolamento social ainda é o meio mais eficiente de evitar a propagação da Covid-19”, completa.

PLANEJAMENTO – A iniciativa faz parte de um programa planejado de combate à Covid-19 idealizada pela Diretoria do Fórum de São Luís, com suporte da Divisão Médica e outras unidades do órgão, com a finalidade de orientar servidores, usuários dos serviços da Justiça e sociedade em geral.

A ação sanitária está dentro das diretrizes definidas pela juíza diretora do Fórum, Andrea Perlmutter Lago, que, além das medidas já implantadas, já trabalha em um conjunto de ações prevendo o gradativo retorno das atividades presenciais.