Dignidade para a Infância chega a São Luís do Maranhão
Iniciativa leva proteção social, direitos e oportunidades para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social e têm meta de impactar 1.060 pessoas durante a atuação do projeto na capital maranhense
A capital de São Luís do Maranhão receberá nesta sexta-feira (18), às 8h, o lançamento do projeto Dignidade para a Infância (DPI) que prevê atender 1.060 pessoas. A cerimônia será realizada na Paróquia Nossa Senhora da Conceição que fica situada na Rua 07 de Setembro, nº 105, na Vila Conceição no bairro Coroadinho, e marcará oficialmente a chegada do projeto da Associação O Pequeno Nazareno (OPN) ao estado, com a parceria do Programa Petrobras Socioambiental.
“O DPI representa um avanço no enfrentamento das desigualdades. São Luís tem realidades muito específicas, especialmente para as comunidades em situação de pobreza. Nossa presença aqui reafirma nosso compromisso com a infância, com a proteção social e com a transformação desses territórios”, destacou Manoel Torquato, coordenador geral do DPI.
Para a coordenadora do projeto no município, Aurélia Neres, a chegada das ações do DPI representa um marco social muito importante. “Esse é um passo fundamental para fortalecer as famílias, especialmente nas comunidades periféricas. Nosso compromisso é garantir que as crianças tenham acesso a direitos, proteção e oportunidades desde os primeiros anos de vida. Trabalhar diretamente com a comunidade é a chave para transformar realidades de forma concreta e duradoura”, afirmou.
O projeto está sendo implantado em seis estados, são eles, Amapá, Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão e tem a meta de impactar diretamente cerca de 15 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e mulheres. Ao todo, são 14 ações integradas que abrangem atendimentos psicossociais, fortalecimento dos vínculos familiares, formação profissional, acesso a direitos, educação ambiental, práticas esportivas, grupos terapêuticos e atividades comunitárias.
O lançamento em São Luís contará com uma apresentação institucional do projeto, rodas de conversa com temáticas sociais, além de um momento de integração entre moradores, lideranças comunitárias, representantes indígenas, organizações locais e autoridades.
Com foco no público jovem em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 16 a 24 anos, o projeto inicia agora o processo de inscrições para os cursos Competências para o Mundo do Trabalho e Jovem Aprendiz, bem como para os atendimentos psicossociais voltados a jovens grávidas, mães na primeira infância e mulheres vítimas de violência. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede do projeto ou pelo site oficial: https://opequenonazareno.org.br.
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.