Dia do Brincar no Dom Bosco: Aberto ao público

O ato de brincar para as crianças é algo muito sério! É o que defendem pedagogos e psicólogos, que comprovam com diversos estudos científicos os inúmeros benefícios que a prática regular de jogos, atividades recreativas e lúdicas podem agregar no desenvolvimento físico, psíquico e motor da garotada.

E no mundo atual, cada vez mais eletrônico e individualizado, o ato de brincar de forma coletiva e com atividades que demandem mais do coletivo é algo nem sempre fácil de ser praticado entre os baixinhos. E mais raro ainda quando as atividades físicas e lúdicas podem ser feitas entre pais e filhos, e com a ajuda de educadores.

Pois é exatamente essa a proposta do Colégio Dom Bosco, que há alguns anos já realizava o Dia do Brincar voltado para seus alunos; e agora devido ao enorme sucesso do evento nas edições passadas, resolveu abrir para a comunidade a oportunidade ímpar que é ter uma manhã de lazer saudável e lúdico, com programações recreativas planejadas por educadores da escola para diversas faixas etárias com atividades ao ar livre, jogos, contação de estórias, dança e musicalização circuitos e oficinas e brincadeiras entre pais e filhos. Tudo isso gratuito, em um ambiente seguro e confortável, na sede do Colégio Dom Bosco; mas somente nesse sábado (26.01) das 09H às 11H.

Um evento que promete a todos os participantes: A emoção de adultos voltando a ser crianças; pais e filhos brincando e competindo juntos ao mesmo tempo quem que desenvolvem elos afetivos importantes, entre outras atividades que ajudam a fomentar uma prática que tem se perdido ao longo dos anos – o simples ato de brincar, sem tecnologia, mas com muita humanidade e socialização, democratizando o espaço e unindo crianças e adultos de diferentes universos.

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
1. Estímulo às competências: Comunicação verbal e não verbal, gestão, negociação e resolução de conflitos, trabalho em equipe e cooperação são algumas das competências estimuladas pelas brincadeiras. Aceitar a decisão da maioria abrindo mão das próprias convicções é outra competência que a criança desenvolve ao brincar com seus amigos.

2. Maior Atenção e Concentração: Brincar pode se tornar uma maneira de a criança dar vazão à sua energia, para depois se concentrar em tarefas que exigem maior atenção, como jogos em equipe e tarefas com desafios.

3. Expressões Verbal e Corporal: Brincar é uma forma de comunicação. Muitas vezes, as crianças projetam nas suas brincadeiras os seus medos, as suas dúvidas, as suas ansiedades. Essa projeção permite a pais e professores detectarem questões importantes no emocional da criança.

4. Criatividade: Massinha de modelar, peças de Lego e blocos de construção além de outros brinquedos lúdicos colocam a criança no papel de protagonista da aprendizagem e de inventora das próprias brincadeiras, estimulando sua imaginação e ampliando a criatividade.

5. Estimula o Respeito às Regras: Brincar de forma lúdica e coletiva necessita de regras, sendo elas de segurança, pontuação ou convívio dentro da brincadeira. Estabelecer limites e consequências em caso de descumprimento ensina à criança a importância da disciplina e das regras para o convício coletivo.

6. Afetividade: Ajudar a fazer novos amigos são as características principais das brincadeiras. Mesmo naquelas crianças mais tímidas é possível desenvolver laços de amizade.

7. Mais Felicidade: Não existe criança triste quando está brincando e isso é tão real que, quando está entediada e sem nada para fazer, a criança dá um jeito de brincar e se divertir.

8. Autoconhecimento: Brincar permite que a criança conheça não apenas o próprio corpo como também permite conhecer gostos, afinidades e preferências por determinadas atividades.

9. Superação e Resignação: Ao participar de jogos e brincadeiras nem sempre a criança ganha ou suas ideias são aceitas pela maioria. A frustração gerada pela perda de pontos em uma brincadeira ou por ter que aceitar as regras dessa brincadeira faz com que a criança aprenda a se resignar quando não pode mudar uma situação e ainda estimula essa mesma criança a se sair melhor de uma próxima vez, superando os próprios limites.

SERVIÇO / DIA DO BRINCAR ABERTO AO PÚBLICO E GRATUITO:
Ø Onde: Colégio Dom Bosco / Av. Colares Moreira – Renascença I
Ø Quando: Somente nesse sábado (26.01) – 9h às 11h
Ø O Quê: Recreações, oficinas, jogos, circuitos e brincadeiras entre pais e filhos
Ø Como: Basta se inscreve gratuitamente no site: dbosco.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.