Dia da Indústria: Na Suzano, mulheres conquistam seu espaço e ganham visibilidade no setor industrial

Dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Indústria, um dos setores mais expressivos da economia brasileira. E a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, se orgulha por contribuir cada vez mais com a inclusão de mulheres nesse mercado onde a representatividade feminina tem crescido ao longo do tempo. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 20 anos, a atuação da mulher nas empresas industriais cresceu 14,3%. 

A companhia é participante do programa Equidade É Prioridade, no qual se compromete com a meta de 30% de mulheres em cargos de liderança sênior nos próximos cinco anos. Em agosto de 2020 a empresa formalizou a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres – iniciativa promovida pela ONU Mulheres – assumindo publicamente o compromisso com programas e ações que fomentam a equidade de gênero no ambiente de trabalho e nas comunidades onde atua. 

Oportunidades e conquistas – Próximo de concluir o curso de Gestão de Produção Industrial, a operadora de Tubeteira da Suzano, Keila Silva Firmino, de 30 anos, sempre soube que gostava da área industrial e desde muito cedo começou a concentrar seus estudos nesse segmento. “Tenho curso técnico e superior, e me sinto motivada a realizar muito mais, buscando me aperfeiçoar profissionalmente.” A produtividade e agilidade, são algumas das suas habilidades que se destacam no seu ambiente de trabalho, ela segue atenta, identificando oportunidades de crescimento e ajuda mútua. “Na nossa área prezamos o trabalho em equipe e acredito que independente de qualquer coisa, buscamos ser proativos, ter senso de urgência, identificar as prioridades e ajudar uns aos outros,” pontua.  

Com muito incentivo e determinação, Deborah Zaine do Nascimento, vem conquistando seu espaço na indústria. Aos 30 anos de idade, e recém-promovida para o cargo de Engenheira de Produção Jr na companhia, ela percebe a importância de incentivar e oferecer ferramentas para que as mulheres continuem alçando novos lugares no mercado. “Hoje trabalho na Suzano, empresa que desde criança pensei em trabalhar, tive e tenho oportunidade de crescimento profissional. Percebo que as empresas estão abrindo as portas para mais mulheres. Por isso precisamos acreditar no nosso potencial! A indústria é um local incrível para se trabalhar, as oportunidades existem e sempre irão existir. Se preparem, estudem, se especializem e insistam,” ressalta. 

A Gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Murad, destaca a importância de fomentar a diversidade na companhia, oferecendo oportunidades iguais para todos os gêneros. “Temos o compromisso de alcançar um ambiente corporativo mais inclusivo e acreditamos no potencial das mulheres para atuar em qualquer área da indústria. Por isso, incentivamos nossas colaboradoras a buscar conhecimento e capacitação para alcançarem o crescimento profissional dentro da companhia. Além disso, buscamos proporcionar processos de seleção baseados nos conceitos de diversidade e inclusão, incentivando a representação feminina” finaliza.  

Sobre a Suzano 

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br