O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Delegação chinesa visita TJMA para valorizar interlocução

A diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargadora Sônia Amaral, e vice-diretor da Escola, desembargador Nilo Ribeiro Filho, receberam nesta terça-feira (22/7), no Gabinete da Presidência, a visita institucional da delegação da Academia Chinesa de Ciências Sociais (Chinese Academy of Social Sciences – CASS). O grupo esteve composto por representantes do Instituto Jurídico (Institute of Law – IOL) e do Instituto Internacional de Direito (International Institute for Law – IILO).

A desembargadora Sônia Amaral falou do crescimento da China, principalmente na área tecnológica, e da importância desse intercâmbio de ideias. “Nós, do Poder Judiciário,  dependemos cada vez mais do uso intensivo da tecnologia para dar conta à vazão de processos ou à demanda de processos que nós temos. Isso demonstra também a importância que um Instituto da envergadura desse, que nos visita, está a denotar em relação ao nosso Poder Judiciário. Temos de valorizar muito esse tipo de intercâmbio, de cooperação, para que possamos dar vazão, entregar demanda em tempo razoável, e a tecnologia é nossa parceira. E a China está à frente em tudo isso”, comentou a diretora da ESMAM.

O professor doutor titular Cássius Guimarães Chai, da Universidade Federal do Maranhão, falou da importância dessa visita ao Poder Judiciário do Maranhão, para estreitar os laços de cooperação institucional, acadêmica e profissional entre a China e o Brasil. “É uma grande oportunidade que o Tribunal de Justiça do Maranhão tem de receber a delegação da principal instituição político-jurídica do governo chinês, em termos acadêmicos, que é o Instituto Jurídico da Academia Chinesa de Ciências Sociais. E, hoje aqui conosco, tivemos a alegria de ter a presença do professor Mo Jihong e de outros diretores dos institutos que compõem a Academia, para que nós possamos fazer trocas sinérgicas em termos de tecnologia, em termos de conhecimento, mas, sobretudo, da compreensão de que é algo que é irrenunciável e que todos nós participamos. Nós somos pessoas que temos compromissos com a proteção dos direitos humanos.”, comentou o interlocutor.

CASS

A CASS é reconhecida mundialmente como o mais influente centro de pesquisa e formulação estratégica da República Popular da China nas áreas das ciências sociais, políticas e jurídicas. Seu papel como think tank de Estado (organização que se dedica à pesquisa, análise e formulação de políticas públicas) contribui diretamente para o diálogo acadêmico e institucional entre sistemas jurídicos e políticas públicas de diversas nações, com crescente destaque no Sul Global. 

A desembargadora Sônia Amaral homenageou o chefe da delegação, professor Mo Jihong, com a “Medalha dos 200 Anos” do TJMA e os livros “Por Carta de Mercê – biografia dos desembargadores do Maranhão – Colônia e Império”; “Livro Verde: da Casa da Suplicação do Brasil” e “Registro de cartas e títulos dos desembargadores do Maranhão – 1813-1899”. 

O professor Mo Jihong, como gesto de cortesia, fez a entrega de um conjunto de porcelana chinesa.

Participaram da visita a diretora-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, juíza Ticiany Palácio e a chefe de gabinete da presidência, Tereza Fonseca Carvalho.