Defensoria Pública celebra Dia Mundial do Livro com doação de acervo infantojuvenil com mais de mil exemplares
A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) celebrou o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, com a doação de acervo literário infantojuvenil a instituições de São Luís. Por meio da gincana literária ‘Doe Livros e Transforme Vidas’, a DPE/MA arrecadou 1.084 exemplares.
Parte do acervo (784 unidades) foi entregue à Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), nesta quarta-feira (23), durante programação para comemorar o Dia do Livro. Os demais exemplares (300 livros) foram destinados ao projeto Castelo das Crianças, iniciativa que incentiva a leitura, o estudo e o reforço escolar de meninos e meninas residentes na Cidade Olímpica.
Realizada de 17 de março a 22 de abril nas unidades da Defensoria de São Luís e Imperatriz, a 1ª edição da gincana institucional ‘Doe Livros e Transforme Vidas’ mobilizou defensores públicos e servidores em torno do objetivo principal da iniciativa, que é o de levar acesso à informação a crianças e adolescentes carentes e/ou em situação de vulnerabilidade social. A gincana também estimulou entre a equipe de colaboradores da instituição um senso de competição saudável, no qual o esforço e o empenho dos três setores administrativos ou unidades/núcleos que mais arrecadaram no período serão reconhecidos com premiação.
A entrega dos livros em bom estado de conservação, e muitos exemplares novos, foi feita pelo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, e pela chefe da Supervisão de Estágio da DPE/MA e coordenadora da gincana, Sandra Setúbal.
“Ao doar livros, estamos não apenas fornecendo acesso à informação a quem precisa, mas também investindo num amanhã mais promissor às crianças maranhenses. Estamos dando a elas as ferramentas necessárias para sonhar, criar e construir um futuro melhor”, destacou Gabriel Furtado.
Além da entrega dos livros, o evento na BPBL contou com passeio guiado, contação de história, roda de leitura, tendo a presença de alunos da rede pública de ensino, do secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, e da diretora da Biblioteca, Aline Nascimento.
“A leitura é um direito fundamental que precisa ser acessível a todos, sem qualquer distinção. O ato de incentivarmos a doação de livros tem um significado muito maior que é o de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e com direito à educação plena. Na Defensoria, vamos continuar somando força para promovermos a leitura e transformar vidas”, completou Sandra Setúbal.
Na arrecadação, o destaque foi para a 2ª Subdefensoria com 344 unidades disponibilizadas, seguida do Gabinete geral com 127 livros arrecadados. O terceiro lugar da gincana ficou com o Núcleo de Defesa do Consumidor, com 78 unidades doadas.
“Ficamos muito gratos e felizes com a entrega dos livros, e por isso, agradeço a cada servidor e colaborador que participou da ação. A partir da próxima semana, todos os exemplares doados já estarão disponíveis na biblioteca para empréstimo domiciliar e leitura local”, finalizou Aline Nascimento.