Cultura do Cuidado no Natus Lumine Hospital e Maternidade
Trabalhar em um ambiente hospitalar é, para muitos profissionais, sinônimo de vocação e entrega. No entanto, a rotina intensa, o contato constante com situações de sofrimento e o nível de responsabilidade exigido diariamente podem cobrar um alto preço sobre a saúde mental.
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), profissionais da área da saúde estão entre os grupos mais vulneráveis a problemas como a Síndrome de Burnout (esgotamento) e a Ansiedade Crônica. O ambiente hospitalar, com o peso emocional das situações vividas, demanda uma atenção redobrada às necessidades mentais.
No Natus Lumine Hospital e Maternidade, essa realidade é atenuada com a conscientização e educação continuada de seus profissionais, para práticas que fomentam a saúde mental, a exemplo da Atenção Plena também conhecida como Midfulness. Trata-se de uma prática que envolve focar a atenção no momento presente de forma intencional e sem julgamentos. Isso significa estar consciente do que está acontecendo agora — seja uma sensação física, um pensamento, uma emoção ou o ambiente ao redor. A prática, que tem raízes em tradições meditativas orientais, foi adaptada para o contexto ocidental por meio de estudos científicos que demonstram seus diversos benefícios, como a redução do estresse e da ansiedade. Ao focar no presente, a mente se afasta de preocupações futuras ou de experiências passadas. Aumento da concentração e do foco, pois ajuda a evitar distrações e melhora a produtividade, especialmente em atividades que exigem alta precisão. Melhoria no bem-estar emocional, uma vez que essa prática ajuda a observar emoções sem se deixar dominar por elas. E mais, promove o autoconhecimento e melhoria na qualidade das relações interpessoais, além da redução de conflitos.
Esses e outros detalhes sobre o tema foram destacados pela psicóloga convidada Liane Milhomem na palestra “Saúde Mental no Trabalho – Prática da Atenção Plena (Mindfulness)”. Em seguida, ela conduziu uma atividade de relaxamento com técnicas de respiração.
“Essa técnica possibilita que a pessoa tenha um autoconhecimento mais elevado e com isso, que entenda melhor seus próprios limites e suas potencialidades, que aumente sua autoestima e que possa exergar o outro de forma mais leve. As pessoas tendem a atuar no piloto automático dentro do ambiente corporativo, e ao cuidar dos pacientes, muitas vezes o profissional de saúde acaba esquecendo de si, e assim, desenvolve doenças silenciosas, incluindo questões psicológicas e mentais, como o famoso Burnout. E o Mindfulness atua diretamente no cérebro, ajudando a combater o stress, potencializando a saúde mental. É algo simples de fazer, mas poderoso em resultados” resumiu a psicóloga.
Ela ensinou a prática dos quatro tempos, que envolve dividir a respiração – inspirar, segurar a respiração e expirar por 4 segundos cada, de forma alternada, por um tempo total de 10 minutos, todos os dias. “Se a pessoa fizer isso diariamente, por dois meses seguidos, ela já incorpora um novo hábito que além de muito saudável é cientificamente comprovado que traz muitos benefícios mentais e produz muitos hormônios positivos” completou Liane Milhomem.
Práticas como gratidão e atenção plena positiva promovem mudanças qúmicas no cérebro, liberando dopamina (prazer), serotonina (felicidade) e reduzindo o cortisol (relaxamento).
A Supervisora de Enfermagem da UTI NeoNatal do Natus Lumine Patrícia Teixeira participou da atividade e aprovou: “Foi um momento muito leve, mas de profunda reflexão e que trouxe insights valiosos, como a importância de cultivarmos a saúde mental e o que fazer para melhorar na vida pessoal e profissional” declarou Patrícia Teixeira.
Segundo a psicóloga Chrystiane Vasconcelos, Coordenadora do Grupo de Gente e Gestão do Natus Lumine, essa iniciativa faz parte de um programa que envolve várias ações contínuas, em prol da saúde mental dos profisisonais do hospital:
“Foi muito importante proporcionar esse momento de conscientização e de relaxamento para nossos colaboradores, que têm uma rotina naturalmente sobrecarregada. O cuidado com a saúde mental tem sido algo muito forte aqui no Natus Lumine e essa foi mais uma, das diversas ações que promovemos nesse sentido. Através dessa cultura do cuidado com a saúde mental, conquistamos um ambiente de trabalho mais leve e mais feliz, e todos ganham muito com isso” explicou.
Ao cuidar do emocional de seus profissionais e estimular hábitos como a prática do Mindfulness, o Natus Lumine Hospital e Maternidade está também garantindo um atendimento mais humanizado aos pacientes e prevenindo o adoecimento dentro da própria equipe.