COROATÁ – Homem é condenado a 16 anos de prisão por homicídio

Em sessão do Tribunal do Júri realizada no último dia 16, em Coroatá, o réu José Domingos Gonçalves dos Santos, conhecido como “Menor”, foi condenado a 16 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelo assassinato de Walber da Cruz dos Santos, ocorrido em outubro de 2020.

Atuou no júri, presidido pelo juiz Duarte Henrique Ribeiro de Sousa, o promotor de justiça Gustavo de Oliveira Bueno. O conselho de sentença acatou a tese do Ministério Público do Maranhão, condenando o réu por homicídio qualificado por meio que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.

O crime ocorreu na noite de 29 de outubro de 2020, quando a vítima estava em sua residência. José Domingos dos Santos chegou ao local acompanhado de outros dois homens, efetuando três disparos de arma de fogo, que atingiram Walber dos Santos na cabeça e tórax, resultando em sua morte.

O condenado seria integrante da facção criminosa Comando Vermelho e o crime teria sido motivado porque a vítima havia cometido um crime no bairro. De acordo com a Denúncia, assinada pela promotora de justiça Aline Albuquerque Bastos, a facção não toleraria em sua área de atuação o cometimento de crimes de roubo ou furto.

Redação: CCOM-MPMA