Plantão

Contrapartidas sociais articuladas pela Seinc reforçam combate ao coronavírus no Maranhão

Ao longo de 2020, o Governo do Maranhão trabalhou ativamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Ações em diversas frentes foram ativadas, por meio de várias secretarias de Estado, que colocaram em pratica estratégias para cada região, cidade e cidadão maranhense.

Na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) não foi diferente. Diálogos com a classe empresarial e estabelecimento das prioridades e normas sanitárias foram ações tomadas logo nos primeiros meses de pandemia. Estas ações foram mantidas continuamente. Outra estratégia, visando fortalecer o combate ao novo coronavírus, foram as contrapartidas sociais, estabelecidas por meio de empreendimentos privados, mediante apoio do Governo do Estado na instalação e expansão de negócios.

As contrapartidas sociais foram utilizadas para estabelecer melhoria social e instrumentos importantes e necessários para combater a crise sanitária. Fosse na entrega de unidades educacionais ou em apoio para a saúde dos municípios, este tipo de atividade resultou em grandes reforços, por todo o Maranhão, mediados pela Seinc.

“A importância dos diálogos que criamos com toda a classe empresarial é representada nos frutos que colhemos, ao longo do caminho, como, por exemplo, a responsabilidade social que as empresas estabelecem com o Maranhão. É por compromissos e respostas como essas que seguimos buscando oportunidades e formas para continuar ajudando o cidadão maranhense neste momento tão delicado”, ressalta o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo.

Prédio Escolar em Godofredo Viana

A mais recente inauguração, por contrapartida social articulada pela Seinc, foi a Unidade Integrada Dona Izabel Andrade, no município de Godofredo Viana. A entrega da escola foi realizada a partir de parceria firmada entre a Seinc, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Mineração Aurizona e a prefeitura local.

A escola beneficiará mais de 500 estudantes do povoado Aurizona, ofertando educação de Ensino Fundamental e Médio. A unidade foi feita dentro dos padrões de segurança e higiene exigidos pelos órgãos de saúde.

Foram entregues, ainda, mais de dez outras escolas que integram o programa Escola Digna, da Seduc. Duas escolas foram entregues pela Algar Agro, uma pela Equinox Gold, quatro pela Suzano Papel e Celulose e cinco pela Raízen, empresa doou, também, um caminhão, além de equipamentos para o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA).

Ambulâncias

Em junho deste ano, a Seinc atingiu a marca de 42 ambulâncias doadas a municípios e hospitais regionais maranhenses. Feita a partir de contrapartidas sociais, a doação dos veículos consolidou os esforços do poder público para reforçar a saúde no Maranhão.

Pela Petróleo Sabbá, foram entregues ambulâncias nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Coroatá, Governador Edison Lobão, Grajaú, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Pedreiras, Ribamar Fiquene e Serrano do Maranhão. Já pela empresa Peróxidos, as ambulâncias foram para as cidades de Coelho Neto, Poção de Pedras, São João do Paraíso e São Mateus. A Multitrans entregou para os municípios de Loreto e Trizidela do Vale – já a Terminais Marítimos de Pernambuco (Temape) para Conceição do Lago Açu, Sucupira do Norte, Tuntum e Viana.

Outras empresas que também fizeram a entrega de unidades móveis de saúde foram a Ambev, para Açailândia, Carutapera, Lajeado Novo, Riachão, São Benedito do Rio Preto, Senador La Rocque, Tasso Fragoso e hospitais em Bacabal, Chapadinha e Peritoró; e a VLI, para Buriticupu, Cedral, Esperantinópolis, Lima Campos, Matões, São João dos Patos, São Luiz Gonzaga, São Raimundo do Doca Bezerra, Timon e para o hospital Dr. Kleber Branco, em Pedreiras.