Conheça os perigos de usar lentes de óculos de sol piratas

Os óculos de sol são artigos que vão muito além da estética. Eles são muito importantes para a segurança, saúde e conforto dos usuários, mas antes de escolher é importante que o consumidor conheça os perigos de usar lentes de óculos de sol piratas.

Apesar de bonitos e consideravelmente mais acessíveis que os modelos originais, os óculos piratas representam alguns riscos à saúde dos consumidores.

Por que é importante usar óculos de sol?

Além de contribuírem de forma estética, os óculos de sol também ajudam a reduzir a incidência de luz solar sobre nossos olhos.

Os nossos olhos compreendem as imagens através da captação da luz na superfície dos objetos à nossa volta. Quando a incidência luminosa é muito alta, as células responsáveis pela visão podem acabar sofrendo danos irreversíveis.

Tendo em vista que a radiação solar média é de 100.000 lúmens, os óculos de sol podem ajudar a reduzir consideravelmente a quantidade de lúmens que os nossos olhos recebem, tornando a absorção da luz mais confortável e segura.

Utilizar um conjunto de óculos de sol feminino é uma das formas de unir segurança e beleza ao seu estilo pessoal.

Principais perigos de usar óculos de sol piratas

Os óculos de sol piratas podem oferecer mais riscos à nossa saúde do que a própria exposição natural à luz do sol.

Isso acontece porque os nossos olhos se ajustam à iluminação do ambiente onde estamos. Em situações onde a luminosidade é baixa, a pupila humana se dilata para aumentar a captação de luz e possibilitar a visão.

O oposto também acontece. Em situações onde a incidência de luz é muito alta, a pupila humana se contrai para reduzir a passagem de luz e evitar que os olhos sofram danos.

O problema dos óculos piratas é que eles simulam um ambiente de baixa luminosidade, mas fazem com que uma grande quantidade de luz atinja os olhos, causando diversos problemas. Vamos conhecer alguns dos principais.

Desconforto

Um dos primeiros problemas causados pelo uso de óculos de sol falsificados é o desconforto óptico.

Isso acontece porque os olhos são submetidos a uma situação de estresse severa, já que estão recebendo uma quantidade de luz maior do que podem suportar.

Como consequência é comum encontrar pessoas que sofrem com vista cansada, e até visão turva.

O desconforto óptico é um sinal de que os olhos estão sendo forçados muito além do limite natural. Ele é apenas o primeiro dos problemas causados pelos óculos falsificados.

Quando o desconforto surge, é como se o corpo estivesse informando que os óculos estão causando danos que podem ser irreversíveis. Desconsiderar o desconforto pode ser um risco à visão.

Falta de proteção

Além do desconforto, esse tipo de produto não oferece nenhum tipo de proteção contra a incidência luminosa.

A verdade é que este produto desliga a proteção natural dos olhos. Quando ele simula um ambiente de baixa luminosidade a pupila dilata permitindo que uma quantidade maior de lúmens penetre o olho.

Essa quantidade pode sobrecarregar as córneas causando deformações e ressecamento.

Vale destacar que os olhos humanos possuem dois tipos de células que são especializadas na captação da luz: os bastonetes e os cones.

Os bastonetes são células desenvolvidas para possibilitar a captação de luz em ambientes de pouca luz. Quando estas células são expostas a grandes quantidades de luz elas começam a ser destruídas, o que resulta em uma redução da acuidade visual.

Exposição a radiação UV

Outro perigo de usar óculos de sol falsificados é a exposição à radiação ultravioleta. A luz do possui diversos comprimentos de onda, entretanto alguns comprimentos são nocivos à saúde humana.

Estudos apontam que a radiação ultravioleta está relacionada ao surgimento de alguns problemas de saúde graves, como câncer.

Os óculos falsificados não possuem filtros de proteção e podem fazer com que nossos olhos recebam uma quantidade de radiação muito elevada. Essa radiação pode causar a perda total da visão, por isso é importante evitar este tipo de óculos.

Como identificar um par de óculos de sol falsificado

Os óculos falsificados geralmente são identificados por serem comercializados a um preço surpreendentemente baixo. Esse tipo de óculos falsificado é fácil de identificar.

O problema é identificar os óculos falsificados que são comercializados com preços mais altos.

Felizmente existem algumas formas de identificar óculos falsificados, como:

? Verificar a certificação de proteção UV;

? Conhecer o fornecedor e o fabricante;

? Analisar se o produto é de procedência legítima através da nota fiscal;

? Levar os óculos a um oftalmologista para analisar se o filtro é eficaz.

Essas estratégias podem ajudar a evitar problemas relacionados ao uso de óculos de sol falsificados.

As pessoas que conhecem os riscos de usar lentes de óculos de sol piratas, e respeitam esses riscos normalmente são menos propensas a sofrer com doenças óticas.