O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Confiança da indústria maranhense volta a subir e supera desempenho nacional e regional

Construção Civil impulsiona avanço e Maranhão retorna ao campo otimista

SÃO LUÍS – Após três meses consecutivos abaixo da linha de confiança, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) voltou a crescer no Maranhão e fechou o mês de julho de 2025 com 50,6 pontos. O dado é do levantamento mensal realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Maranhão foi o único entre os recortes analisados, Brasil e região Nordeste, a registrar avanço da confiança no período.

No cenário nacional, o ICEI recuou 1,3 ponto e atingiu 47,3 pontos, permanecendo na zona de pessimismo. Já no Nordeste, apesar de manter-se acima do grau de satisfação, o índice caiu 0,8 ponto, totalizando 51,5 pontos. Entre os setores avaliados, a Construção Civil maranhense foi o principal destaque, com avanço de 6,8 pontos e resultado de 58,3, o melhor desempenho do ano. A indústria de transformação e extrativa também apresentou leve crescimento, subindo 1,6 ponto e alcançando 46,2, ainda em território pessimista.

Na análise das condições atuais, o principal destaque foi a percepção dos empresários sobre a própria empresa, que subiu 3,7 pontos e atingiu 50,9, retornando à zona de confiança. A avaliação da economia brasileira subiu 2,6 pontos, mas permanece em nível crítico, com apenas 32,0 pontos. O cenário estadual também avançou (2,8 pontos), chegando a 39,3 pontos, mas ainda abaixo do grau de satisfação.

As expectativas para os próximos seis meses seguem mais otimistas no que diz respeito às próprias empresas, cujo indicador chegou a 61,2 pontos, o único acima da linha de confiança. Já as projeções para a economia brasileira (38,2) e para o estado (42,0) apresentaram melhora, mas continuam em patamar pessimista.

“O resultado de julho sinaliza uma reação positiva do empresariado maranhense, especialmente no setor da Construção. Ainda que os cenários nacional e estadual sigam inspirando cautela, o avanço nas expectativas e a retomada da confiança nas empresas são indicativos relevantes de recuperação gradual”, analisa o economista José Henrique Braga Polary, coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA.

A edição completa do ICEI de julho está disponível no site da FIEMA: https://www.fiema.org.br/revista/view/786.