Economia

Como juntar dinheiro mesmo ganhando apenas o salário mínimo 

Se guardar dinheiro já é difícil, imagina para quem ganha apenas o salário mínimo. Assim, corte de gastos, criação de metas, reservas de emergência e educação financeira, são apenas alguns fatores que influenciam esse processo e é sobre eles que falaremos hoje.

Muitos fatores podem influenciar na situação financeira das pessoas e o modo como elas planejam os seus gastos é um deles. Economizar dinheiro quando se ganha pouco – o equivalente a um salário mínimo – não é uma tarefa simples. Mas, saiba que é possível de se feita. 

Certas pessoas procuram aproveitar promoções e boas oportunidades, valorizando o seu dinheiro e o seu salário. No entanto, muitas não resistem aos impulsos para consumir e acabam gastando além do essencial, comprometendo todo o orçamento. 

O equilíbrio financeiro pode ser conquistado de muitas maneiras, mas todas requerem disciplina e persistência.

Não gastar mais do que se ganha; poupar no recebimento; fazer reservas; evitar dívidas; manter o controle sobre receitas e despesas, fazer uma renda extra, são medidas que devem ser seguidas. 

Quer saber como juntar dinheiro mesmo ganhando pouco? Já imaginou conseguir ter uma renda de emergência, mesmo com um ganho mensal baixo? Pois, confira essas dicas e veja como isso é possível. 

  1. Controle os seus gastos 

Desenvolvidas especialmente para quem procura fazer um planejamento financeiro, as planilhas digitais estão disponíveis em vários sites e podem ser baixadas gratuitamente. 

Controlar as contas não é apenas listar as despesas. Analise quais são as prioridades na hora de gastar e para onde está indo seu salário. Monitorar constantemente o destino do seu dinheiro contribui para evitar multas por atraso, pagamentos de juros e gastos desnecessários. Por isso, colocar esses gastos na ponta do lápis é essencial.

  1. Separe uma quantia para ser poupada

Logo que seu salário cair na conta, separe a quantia destinada para a poupança. Esperar o final do mês é um erro muito comum, pois muitas vezes sobra pouco – ou nenhum – dinheiro. 

Desenvolver esse cuidado de guardar dinheiro logo quando recebe o pagamento favorece na hora de economizar. Mas lembre-se: dinheiro guardado só deve ser usado em casos emergenciais. 

Além disso, veja algumas dicas de como ganhar dinheiro sem gastar e aumentar a sua renda mensal.

  1. Seguindo a dica anterior: tenha uma reserva para imprevistos

Imprevistos podem acabar com qualquer planejamento, principalmente para quem ganha um salário mínimo. Despesas médicas inesperadas, viagens de última hora e qualquer outra situação que fuja do comum exige que haja recursos à disposição. 

Sem uma poupança de emergência, será preciso recorrer a empréstimos ou a cheque especial com juros altos. A quantia guardada não precisa ser elevada e nem comprometer seu orçamento. 

  1. Enxugue gastos e reveja hábitos

Em quais áreas você gasta mais? Fazer cortes de determinadas despesas é uma forma de economizar aquele dinheiro que seria gasto de forma supérflua

Fazer uma reeducação relacionada aos hábitos diários e de consumo contribui para que até gastos com consumo básico (água e energia elétrica) sejam reduzidos. 

  1. Criar metas é essencial

Que economizar dinheiro é imprescindível, você já sabe. Mas ninguém merece viver uma vida cheia de restrições, não é mesmo? Dentro das suas possibilidades – e sem esquecer dos gastos essenciais como água, energia elétrica, alimentação e moradia – estabeleça metas

Viagem de férias, jantar em um restaurante mais caro, trocar de carro ou reformar a casa, além de disciplina na hora de guardar dinheiro, também é necessário se permitir a novas experiências. 

  1. Cartão de crédito é pagamento e não gasto

Quantas pessoas você conhece que não sabem controlar as compras no cartão de crédito? Limite ultrapassado, pagamento de juros, parcelamento da fatura, todos esses são vilões que podem comprometer seu orçamento. 

Procure realizar mais compras no débito ao invés de optar por compras parceladas. De parcela em parcela, seu cartão de crédito pode virar uma bola de neve que nunca será quitada. 

  1. Oriente sua família 

Os familiares também devem ser conscientizados sobre a importância de economizar dinheiro. Oriente as crianças que nem sempre é hora de pedir por presentes e ensine-as a guardar dinheiro desde pequenas. 

O percentual de famílias com dívidas em cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado aumentou em dezembro de 2019, alcançando 65,6%. A educação financeira, quando aplica em casa, traz resultados positivos para toda a renda familiar. 

  1. Faça uma lista de compras

Ir ao supermercado com uma lista de compras ajuda na hora de comprar o que é realmente necessário. Construa o hábito de pesquisar preços em vários estabelecimentos, optando sempre por aquele que seja mais em conta. 

Experimente produtos de outras marcas sem pecar na qualidade e procure fazer a compra semanal ao invés de mensal. Com o passar do tempo, você saberá exatamente qual o consumo necessário para passar a semana. 

  1. Programa de fidelidade nem sempre é útil

Sabe aquela academia que você paga e nem vai? Ou aquele plano da operadora de celular que é caro e nem é tão bom? Chegou a hora de cortá-los. 

Os programas de fidelidade só são um aliado no orçamento quando não leva a gastos inconsequentes. Escolha cancelar o programa ou escolher um com base nos seus hábitos de consumo

  1. Pague as contas no mesmo dia

Opte por colocar a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Quando receber o salário, pague todo o necessário, ficando com dinheiro disponível para passar o mês sem se preocupar com as contas fixas. 

Bônus: Os efeitos da educação financeira

“Habilidade de lidar com as finanças de modo que os ganhos possam cobrir todos os gastos, sem comprometer sua qualidade de vida”. Essa é a definição de educação financeira que usaremos. 

Quem possui uma vida financeira bem educada consequentemente verá com muito mais facilidade seu dinheiro se multiplicar com segurança. As contas fixas, que citamos acima, são pagas sem dificuldade, e as atividades de bem-estar podem ser aproveitadas sem comprometer sua renda.

Raramente nos é ensinado como lidar com o dinheiro. Investir não é algo que deve ser feito apenas por quem ganha bem. Segundo pesquisa divulgada pela ANBIMA, em 2018, apenas 8% dos brasileiros conseguem guardar algum dinheiro

Como citamos, é essencial agrupar suas despesas em categorias (moradia, alimentação, transporte, bem-estar) e determinar um limite de gastos para cada uma delas. 

Uma dica valiosa: para aqueles que não gostam da poupança e preferem rendimentos maiores, o ideal é investir em fundos de renda fixa, como os CDBs ou Tesouro Direto. 

Economizar dinheiro não é um processo fácil. Não tenha pressa, mas seja disciplinado e perseverante. Eu aposto com você que quando houver uma grande quantia guardada, tudo terá valido a pena.