“Combustível de motivação e incentivo”: empresas comemoram sucesso do programa Trabalho Jovem

“Com o auxílio do programa Trabalho Jovem na contratação de estagiários e nas vagas CLT, pude aliviar o caixa da empresa, contar com novos colaboradores e investir em capacitação dos veteranos”, conta Walmarta Olímpio, diretora administrativa da Minerva Soluções em Engenharia.

A realidade da diretora se tornou a de centenas de empresários maranhenses participantes do programa Trabalho Jovem, em vigor desde abril deste ano e que foca na transformação da juventude maranhense (jovens de 17 a 25 anos), ao gerar 35 mil oportunidades, entre estágios, vagas de emprego e capacitações.

Walmarta Olímpio afirma que, atualmente, com a participação da empresa no Trabalho Jovem, novos planejamentos foram feitos. Com a chegada dos novos colaboradores, pelo programa, ela conseguiu expandir a operação da Minerva, que segue em crescimento no mercado.

“O Trabalho Jovem veio, neste momento, como um combustível de motivação e incentivo nas engrenagens das empresas. Eu, como prestadora de serviços no ramo de soluções em engenharia, vivi na pele o caos trazido pelo cenário pandêmico, tornando o mercado extremamente recessivo e incerto”, analisa a diretora, pontuando a efetividade do programa em ter sido criado para enfrentar tanto a crise sanitária quanto a econômica vigentes.

Para Raphaele Campos Barcelos, supervisora da Unidade São Luís do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) – parceiro do Trabalho Jovem na contratação dos estudantes para estágio -, o programa vem trazer oportunidades que proporcionarão aprendizado e inserção no mercado de trabalho para milhares de jovens, criando perspectivas de crescimento e estabilização profissional.

“Além de apostar na tão sonhada empregabilidade, o Trabalho Jovem irá, também, reduzir a evasão escolar, pois a Lei do Estágio exige que o jovem esteja cursando o nível médio, técnico ou superior. E vai ainda ofertar uma perspectiva profissional, que é o intuito desta nossa parceria: movimentar a economia do estado, com um misto de oportunidade e perspectiva”, pontua Raphaele Barcelos.

O caráter único do programa já tem sido avaliado fora do Maranhão. “Esta iniciativa já está gerando renda, movimentação econômica, perspectiva de vida e de carreira por todo o Maranhão. Temos mostrado entre os gestores estaduais a excelência que está sendo no Maranhão, para que possa ser desenvolvido em outros estados”, acrescentou a supervisora do CIEE.

Para Simplício Araújo, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), o sucesso do Trabalho Jovem entre os jovens e as empresas é fruto da atuação do programa como mecanismo de apoio e desenvolvimento.

“Uma grande iniciativa criada pelo governador Flávio Dino. Assim é o Trabalho Jovem, que já alcançou milhares de pessoas e segue se fortalecendo em sua missão de espalhar a igualdade de oportunidades e em estabelecer condições dignas para o trabalhador e o jovem maranhense. É por meio de iniciativas como esta que iremos assegurar desenvolvimento econômico em todo o Maranhão”, analisou Simplício Araújo.