Comarca de Carolina atende partes e advogados por meio do Gabinete Virtual

A Comarca de Carolina disponibilizou um Gabinete Virtual para garantir atendimento aos advogados e partes. O juiz Mazurkiévicz Saraiva Cruz, titular da unidade judicial, ressalta que a medida visa garantir a continuidade dos trabalhos durante o período do Plantão Extraordinário, ocasionado pela pandemia Covid-19.

Para solicitar o atendimento, é necessário enviar e-mail ao endereço eletrônico da Vara Única de Carolina (vara1_cal@tjma.jus.br) com nome completo, OAB (quando advogado) e assunto, solicitando a designação de data e hora para o atendimento. “A Secretaria Judicial responderá a solicitação, via e-mail, agendando data e hora para o atendimento individual, segundo pauta previamente confeccionada, com a informação do link da sala virtual do MM Juiz, podendo fazer constar, ainda, o tempo máximo que o magistrado aguardará para que o pleiteante adentre na sala virtual.”, pontua documento remetido à CGJ.

Os advogados e as partes com atendimento marcado deverão estar no dia e horário designados, com disponibilidade para uso de internet estável para utilização da plataforma e atentos aos horários programados.

WEBCONFERÊNCIA – O “Gabinete Virtual” foi a alternativa encontrada para possibilitar a comunicação direta com advogados que atuam nos processos em tramitação nas comarcas. A medida também já é realidade na 1ª Vara de Coroatá; 2ª Vara Criminal de Bacabal; 3ª Vara de Pedreiras; 2ª Vara de Itapecuru-Mirim; dentre outras unidades.

A Justiça de 1º Grau do Maranhão também realiza audiências preliminares e de instrução processual pelo sistema de webconferência do Tribunal de Justiça do Maranhão – TJMA. Desde o último mês de março, quando foi instituído o Plantão Extraordinário, magistrados e servidores de todo o Estado têm reunido esforços para manter o fluxo dos processos e a efetividade da Justiça como serviço essencial.

Segundo dados da Diretoria de Informática do TJ, já foram realizadas 1440 sessões de videoconferência, pelos 1305 usuários cadastrados nas 235 salas criadas em plataforma própria do Judiciário maranhense.

Durante o Plantão Extraordinário, as unidades jurisdicionais do Maranhão já produziram 2,26 milhão de atos processuais. Os juízes proferiram 61.918 julgamentos, 60.880 decisões e 145.530 despachos. No âmbito da secretaria judicial, os servidores produziram 2 milhões de atos, que movimentaram e deram impulso aos processos cíveis e criminais nas varas, juizados especiais e turmas recursais. Esse levantamento, da Assessoria de Informática da CGJ, corresponde à produtividade de juízes e servidores da Justiça de 1º grau, de 23 de março a 31 de maio.

A Corregedoria Geral da Justiça – CGJ reconhece o esforço realizado para manter o funcionamento do Judiciário. “Em plena pandemia, seguindo a orientação da CGJ, juízes e servidores prosseguem realizando audiências e praticando os demais atos processuais necessários ao bom andamento dos processos”, aponta o corregedor-geral, desembargador Paulo Velten.