Checklist da saúde: inicie o ano com os exames em dia  

A transição de um ano para outro é propícia para traçar novos objetivos. De dietas emagrecedoras a economia financeira, o ano novo se tornou um motivador para aquisição de novos hábitos e promessa de melhoria de vida. Com isso, muitas pessoas incluem na lista de metas realizar um checkup médico.   

Este tipo de avaliação permite prevenir doenças e tratar com brevidade os diagnósticos encontrados, o que a medicina considera fundamental na maior parte das enfermidades.  

“O objetivo é diagnosticar doenças silenciosas, que o indivíduo não sabe se tem, além de ajudar no controle das doenças já conhecidas. São verificadas a pressão arterial, obesidade, diabetes, além da pesquisa de outras enfermidades, entre elas o câncer de mama, câncer de próstata e de intestino. São também verificadas também as vacinas para cumprir o calendário vacinal, obrigatório em nosso país, e observada saúde mental como quadros de ansiedade e depressão, algum distúrbio que pode estar afetando o indivíduo”, detalha a médica e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Denise Priolli.  

Portanto, fazer uma avaliação médica detalhada é uma das etapas que contribuem para atestar que a saúde esteja em dia além de ser o momento oportuno para tomar providências em caso de descoberta de enfermidades. “Quando as doenças são identificadas de forma precoce, aumentamos as possibilidades de cura, mas ainda mais, garantimos a qualidade de vida de doenças que não incuráveis, mas controláveis”, pontua.   

No caso das mulheres, o acompanhamento ginecológico não pode ser negligenciado. Isso porque podem ser acometidas por infecções identificadas em avaliações específicas. “É importante que as pacientes procurem fazer exames específicos como o papanicolau, indicado para detectar o câncer de colo do útero. Outro exame é a mamografia, a partir dos 40 anos, com repetição anual. Se houver histórico familiar de câncer de mama, é indicado conversar com o ginecologista sobre a idade de início desse exame. Nos homens a recomendação é o exame urológico com toque retal e pesquisa de PSA (hormônio produzido pelo homem) na prevenção do câncer de próstata”, orienta.   

Abaixo, a especialista cita os tipos mais comuns de exames prescritos durante uma consulta de rotina, “podem ter outros obedecendo a idade e doenças presentes na família, a critério do médico que atende e das diretrizes de Medicina Nacionais”, acrescenta.  

  • Exames laboratoriais com amostras de sangue, fezes e urina;  
  • Exames preventivos para câncer;  
  • Papanicolau para mulheres;  
  • PSA para os homens;  
  • Monitoramento de vacinas;  
  • Exames cardiológicos de rotina a partir de uma determinada idade;  
  • Exames de imagem e endoscópicos para estudo de áreas diversas do organismo;