Cerca de 1.000 educadores participam da Caravana Escola Digna 2.0 na Região Tocantina

A semana inicia com cerca de 1.000 educadores e profissionais da educação debatendo sobre o futuro da educação maranhense durante a Caravana Escola Digna 2.0, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Desta vez, os diálogos, realizados nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), aconteceram com as classes de trabalhadores educacionais das Unidades Regionais de Educação de Açailândia e Imperatriz, respectivamente.

Durante dois encontros, a equipe da Seduc, capitaneada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ouviu as ideias e proposições sobre a destinação adequada dos recursos dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), que vigorou até 2006, e foi substituído pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Na ocasião, também foi dialogado sobre a macropolítica educacional do Governo do Estado, o Programa Escola Digna.

“Dois dias de grandes plenárias com professores, servidores, estudantes e comunidades escolares em geral, sobre o futuro do Maranhão através da educação. A Caravana Escola Digna 2.0 tem por objetivo, justamente, fazer esse diálogo, buscando os melhores caminhos para o estado do Maranhão. Uma ampla e importante discussão sobre os precatórios do Fundef, com quase R$ 4 bilhões que serão destinados à educação em nosso estado. Nós estamos debatendo sobre como usar esse recurso, que será 60% para os profissionais da educação e 40% para investimentos. Tudo isso de maneira democrática, com os professores expressando como querem que esse recurso seja utilizado. A partir daí, faremos um Projeto de Lei, que pretendemos ser aprovado ainda este ano pela Assembleia Legislativa, com o plano de aplicação desses recursos, fazendo a gestão democrática de verdade em nosso estado”, afirmou Felipe Camarão. 

Os encontros na Região Tocantina reuniram cerca de mil profissionais da educação, entre: professores, técnicos, gestores e secretários municipais, em um total de 23 municípios pertencentes às duas Unidades Regionais de Educação, Açailândia e Imperatriz.

Construção Coletiva

Para a secretária municipal de Educação de Açailândia e também professora da rede pública estadual, Karla Janys Lima Nascimento, esse é um importante momento de diálogo, tendo em vista a oportunidade de conversar a respeito da implementação das políticas educacionais para os munícipios junto com o Governo do Estado, e saber o quê que os educadores – enquanto municípios e servidores – entendem que é melhor para o município. 

“Essa é uma discussão democrática que nos permite um diálogo respeitoso, um exercício de ouvir, e construir juntos aquilo que almejamos para o nosso futuro, a partir da realidade em que cada um de nós se encontra”, disse a secretária municipal.

Já para Daniel Delbons, professor de Matemática, essa é uma oportunidade de conhecer ainda mais sobre o Escola Digna e, juntamente, com os demais educadores discutir propostas que venham a melhorar a educação dos jovens maranhenses. Ele faz parte de um grupo de professores pertencentes ao Programa Ensina Brasil, desenvolvido na região em parceria com o Governo do Maranhão.

“Aqui nós pudemos aprender mais sobre o Programa Escola Digna e sobre formas eficientes de conseguir impactar nossos estudantes e, consequentemente, melhorar a nossa sociedade”, falou Daniel.

Entre as muitas propostas para aplicação dos recursos, sugeridas pelos educadores, estão: a melhoria da infraestrutura digital das escolas públicas maranhenses, compra de aparelhos eletrônicos – como notebooks e smartphones – para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, melhoria dos prédios escolares de educação indígena, quilombola e do campo, criação de incentivos aos educadores das unidades prisionais de ensino.

“É uma satisfação imensa receber a Caravana na Regional de Imperatriz, principalmente para tratar de algo tão importante que é a destinação dos precatórios do Fundef. Tenho a certeza que as proposições que os profissionais da educação da nossa Regional fizeram aqui hoje serão de grande utilidade para a melhoria da nossa educação maranhense”, afirmou a gestora da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana.

“Para nós, é um momento ímpar observar que o Governo do Estado, por meio do nosso secretário Felipe Camarão, estabelece esse diálogo em favor do Escola Digna, e claro, esse ponto muito importante que é a questão dos precatórios do Fundef. É um momento de reflexão sobre como esses recursos podem ser aplicados da melhor forma para a nossa educação”, complementou o prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga, e professor do Centro de Ensino Vicente Elias Pison

Cabe destacar que os diálogos com a classe educadora de todo o Maranhão estão abertos e, até o final do mês de setembro, a Caravana chegará a todas as 19 Unidades Regionais de Educação do estado.

Mais investimentos para a Região Tocantina

Ainda em Açailândia, a equipe da Seduc aproveitou para visitar outros equipamentos educacionais, vistoriando reformas e anunciando o início de outras obras. Obras como o Farol do Saber do município, que será totalmente recuperado, bem como o Centro de Ensino Mary Dalva, que se tornará a primeira escola militar de Açailândia.

“Nós temos obras em andamento aqui e, com satisfação, em breve estarei de volta à região para entregar a reforma do CE Mary Dalva, que será a primeira escola militar de Açailândia. Temos obras em Itinga, em Bom Jesus das Selvas e em Buriticupu, também. Enfim, graças a Deus, temos obras do Escola Digna em todos os cantos do Maranhão e, em breve, estaremos de volta