Centros Educa Mais: Mais tempo na escola, mais oportunidade de aprender!

Para além das disciplinas curriculares, a educação em tempo integral, já solidificada na rede estadual de ensino pelos Centros Educa Mais, tem oferecido a oportunidade de expandir o conhecimento. Por meio de atividades extracurriculares e complementares, os alunos que permanecem na escola, das 7h às 17h, têm aproveitado, nesse modelo educacional, a imersão e a identificação com novas áreas.

As atividades que transitam entre as temáticas de esportes, artes, música, tecnologia e projetos de vida, são inclusas na grade para incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e criativas dos estudantes.

Segundo o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral, Delmar Matias, objetivo da educação em tempo integral é oferecer uma educação mais completa e ampla, proporcionando aos alunos uma formação que vá além do conhecimento acadêmico.

“Vivemos um momento importante para a educação, com avanços e indicadores que favorecem o fortalecimento e ampliação da educação de tempo integral em nosso Estado. Outrora, adolescentes e jovens maranhenses precisavam sair das suas comunidades e municípios para ter acesso a escolas de tempo integral e qualificação por meio das instituições federais. Hoje, vivemos uma realidade diferente com mais de cinquenta Centros Educa Mais espalhados pelo Maranhão, oferecendo aos estudantes mais oportunidades e possibilidades. Isso demonstra em números o impacto positivo da educação de tempo integral. No entanto, mais do que números, os esforços e investimentos do Governo do Estado impactam em vidas. São milhares de vidas transformadas”, celebrou o secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, ressaltou Delmar Matias.

Cybele Neves, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, possui muitas aspirações para o futuro. A aluna, que participa na escola da atividade projeto de vida voltado para área da saúde, pretende se formar em estética e fazer uma especialização em biomedicina. São poucos os adolescentes que conseguem dizer com segurança o que querem ser no futuro. E ter o incentivo de professores capacitados que auxiliem nesse processo de descobertas faz toda a diferença. Afinal, são sonhos que se tornarão projetos, e projetos que se tornarão realidade.

“Meu sonho é ser uma esteticista de sucesso, na minha escola sou incentivada a buscar meios para chegar ao meu objetivo. Nunca achei que pudesse estudar em uma escola que me trata como protagonista. Somos estimulados todos os dias a desenvolver nossas competências e projetos junto aos professores. O ambiente é agradável, alimentação de qualidade e a escola fornece tudo que nós estudantes precisamos. Gosto de dizer que é a escola da escolha. Escolhi me orgulhar do blusão que visto todos os dias e dos professores que estimulam a gente a não desistir”, afirma a estudante Cybele Neves.

A história de Cybele é apenas uma entre as mais de 38 mil de jovens protagonistas impactados pela política pública instalada pelo Governo do Maranhão. São mais de 200 gestores formados no modelo, centenas de professores que atuam em prol da formação de jovens e em média 50 servidores trabalhando na implantação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

De 2020 a 2021 houve um crescimento exponencial de 2.328 participações em eventos científicos, além do aumento de 332% de estudantes premiados. Os Centros Educa Mais alcançaram 44% das premiações na I Feira de Ciência, Sustentabilidade e Inovação promovida pelo Governo do Maranhão, nos polos de Balsas, Caxias, Colinas, Imperatriz, Pinheiro e São Luís.

O modelo de ensino é tão promissor que alunos conquistaram 1º Lugar na Informatrix 2022; 9 medalhas de ouro e 2 troféus na Mobfog 2022; Classificação na etapa internacional 2023 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras; medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Química; medalhas de prata, bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; projeto aprovado no Prêmio Territórios promovido pelo Ministério do Turismo; premiada em duas modalidades no Prêmio Solve for Tomorrow promovido pela Samsung; estudante premiado no Concurso Literário Internacional em Portugal.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida foi instituído na rede estadual de ensino do Maranhão para ajudar os alunos a planejar seu futuro e a desenvolver habilidades que são essenciais para o sucesso pessoal e profissional.

As atividades e ações desenvolvidas dentro do projeto de vida pode ser integrado em várias disciplinas, em que professores e orientadores podem trabalhar com os alunos para ajudá-los a identificar seus interesses, habilidades e metas, e a criar planos para alcançar seus objetivos. Incluindo atividades de reflexões, questionários, pesquisas, visitas a universidades e empresas, entre outras. Fazendo com que o aluno desenvolva habilidades como comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança, que são essenciais para o sucesso em qualquer área da vida.

O Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, por exemplo, realiza o Encontro dos Sonhos que já beneficiou mais de mil estudantes. Trabalha o processo de autoconhecimento, de encontro do aluno consigo próprio, além de colocá-lo na condição de sonhador.

Kevson Moura, professor no Almirante Tamandaré e idealizador do projeto Encontro dos Sonhos, afirmou que a ação não muda só os alunos, mas, também, os professores. O professor de artes visuais, disse que descobriu dentro do projeto o seu próprio propósito de vida.

“Dentro deste projeto os estudantes podem trabalhar a autonomia, competência e a solidariedade; as três premissas do projeto de vida. Ele ajuda alunos que não tem perspectiva alguma sobre o futuro, além de nos oferecer uma outra visão como professores. Foi dentro do Encontro dos Sonhos que descobri que meu propósito de vida é ser capaz de instruir os adolescentes a perseguirem os seus sonhos”, falou o professor Kevson Moura.

O jovem como protagonista

Os Centros Educa Mais fortalecem a implantação de desenvolvimento dos Clubes de Protagonismos, para que os estudantes conheçam as possibilidades dentro do ambiente escolar, os clubes existentes, as possibilidades de criação de mais clubes de protagonismo, a liderança servidora e a escolha da liderança.

Os jovens protagonistas também fazem visitas nas salas de aulas conforme o cronograma elaborado, abordando, com novos estudantes, temas como a apresentação do programa e sua experiência; conceito de protagonismo; sessões dentro das salas; e clube como uma das oportunidades para desenvolver o protagonismo.