Centro Tático Aéreo do Maranhão inicia curso de operações aerotáticas

Agentes das Forças de Segurança Pública do Maranhão estão participando da 14ª edição do Curso de Operações Aerotáticas (COA), que teve início nesta quarta-feira (26), no auditório do Dom Bosco Exponencial, no bairro Renascença, em São Luís (MA). O objetivo do curso é formar operadores aerotáticos para compor as tripulações das aeronaves do Centro Tático Aéreo (CTA).

O COA possui um dos mais rígidos processos seletivos do Brasil para acesso a cursos operacionais na área de segurança pública. Nesta edição, que teve mais de 100 candidatos inscritos, 44 profissionais foram aprovados em todas as fases. O 14º Curso de Operações Aerotáticas é coordenado pelo major Onildo Sampaio.

Entre os candidatos, 39 são maranhenses integrantes das polícias militar (31) e civil (2) e do Corpo de Bombeiros (6); além de cinco alunos dos estados de Pernambuco (2), Piauí (2) e Amazonas (1).

O secretário de estado de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou a importância do curso. “Por meio deste curso vamos formar novos profissionais habilitados para atuar em operações aéreas no nosso estado e também em outros estados do Brasil. A ampliação no número destes profissionais integra as estratégias de fortalecimento das forças de segurança pública, pois além de armamentos, equipamentos modernos e infraestrutura, é necessário investir na qualificação dos nossos agentes de segurança”, afirmou.

O processo seletivo para participação nesta edição do COA ocorreu em quatro fases, com exames médicos, teste de aptidão física, exame de aptidão específica e aptidão psicológica.

O comandante-geral do CTA, coronel Magno Lima, informou que o curso atende a uma demanda do estado. “Hoje, temos três bases localizadas nas cidades de São Luís, Imperatriz e Presidente Dutra e estamos ampliando nossa estrutura com a construção de uma quarta base na cidade de Balsas, além da aquisição de uma nova aeronave, por isso, precisamos formar novos profissionais que possam atuar nesse tipo de trabalho das forças de segurança”, disse.

Habilitação

A 14ª edição do COA terá duração de cerca de três meses. Nas aulas interdisciplinares, os alunos aprenderão técnicas especiais de operação com aeronaves de asa rotativa (helicópteros) e asa fixa (aviões) nos padrões aplicados pelos profissionais que já estão em atividade na unidade.

Diferentemente das edições anteriores, desde o início das aulas os participantes terão acessos a conhecimentos teóricos e práticos, com o contato com aeronave e operações helitransportadas, o que possibilitará melhor formação.

Além disso, a turma realizará operações reais no interior do estado de erradicação de plantio de maconha (atividade que o CTA do Maranhão tem expertise reconhecida nacionalmente) e, ainda, simulados de operações de salvamento e resgate no Polo Turístico da Chapada das Mesas, em Carolina.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a compor tripulação de aeronaves em missões policiais e de defesa civil, bem como em toda a variedade de atividades realizadas nas ações de segurança pública pelo CTA.

Centro Tático Aéreo

O Centro Tático Aéreo (CTA) é uma unidade aeropolicial integrante do sistema de segurança pública do Maranhão, sendo composta por policiais militares, civis e bombeiros militares.

A unidade existe desde 1996 e atua de forma integrada com as demais forças de segurança no policiamento preventivo e ostensivo, apoio na condução das equipes de investigadores e peritos, ações de combate a incêndios florestais, resgates em áreas de difícil acesso, transporte aeromédico entre outras missões.

O presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor, e o deputado federal Aluísio Mendes participaram da aula inaugural do curso.