Centro Educa Mais João Francisco Lisboa realiza culminância das eletivas de forma híbrida

Com o intuito de fortalecer o projeto de vida dos estudantes, o Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (Cejol), em São Luís, realizou a culminância das Eletivas, disciplinas oferecidas semestralmente, como oportunidade para ampliar conhecimentos. 

A culminância foi realizada na última quinta-feira (12) de forma híbrida, respeitando o distanciamento e todo protocolo de segurança. E teve a participação de professores e de dois estudantes por disciplina.

Para que os demais estudantes pudessem participar, as atividades das eletivas foram adaptadas e transmitidas em formato de live. Foram abordados temas que contribuem para o desenvolvimento da cidadania e para os projetos de vida dos estudantes.

De acordo com a gestora geral Regina Pereira, as eletivas têm um papel fundamental na vida dos estudantes, pois proporcionam a eles, de forma criativa e atraente, caminhos que levam à reflexão sobre como ser um bom cidadão e como ter uma excelente formação profissional.

“As eletivas são escolhidas favorecendo o Projeto de Vida de cada um dos estudantes, e é por causa disso que eles ingressam nas eletivas. Em geral, a parte prática é um momento muito festivo e agradável. Antes da pandemia, esse era um momento muito esperado pelos estudantes, era vivido com muita euforia, e muita alegria. Este ano, fomos nos adaptando para esse momento híbrido, obedecendo todas as medidas de biossegurança, com todas as dificuldades inerentes a esse momento que o mundo tem passado. Temos dois estudantes de cada eletiva, aqui, e os demais estão em casa assistindo pelo Instagram. Eu estou muito orgulhosa de todos os professores e estudantes, porque eles mostram que aprenderam neste momento, e isso nos enche de orgulho e nos consolida na certeza de que estamos no caminho certo”, explicou a gestora geral da escola.

Para a professora Tathianne Prazeres, a eletiva é um momento de interação e participação efetiva dos alunos. Por isso, foi um grande desafio realizar essa ação de forma híbrida.

“O objetivo dessas eletivas é trabalhar os conteúdos de forma sólida e participativa. E com o distanciamento, estamos realizando esse trabalho de uma maneira mais direcionada, mais individualizada, fazendo oficinas para esses alunos, claro, em quantidade limitada e com toda segurança. E hoje conseguimos concluir esse trabalho e fazer nossas apresentações, com a nossa primeira live das eletivas através do Instagram do Cejol”, enfatizou a professora Thatianne.

A estudante Kamilla Mirely ressaltou como a eletiva é importante e como pode ajudá-la futuramente em sua vida profissional.

“A eletiva é muito importante para abrir os conhecimentos porque vai muito além das matérias que a gente tem em sala de aula, e isso pode nos ajudar até futuramente a escolher um emprego ou decidir alguma formação nas nossas vidas”, relatou.

A aluna Kailane Souza compartilhou o grande significado que a eletiva tem na sua vida e de como a ação tem despertado e aberto sua visão para os trabalhos escolares.

“A eletiva tem um significado muito grande porque ela me ensina algo a mais do que a sala de aula, a minha eletiva é sobre meio ambiente e paisagem e aprendemos como deixar um lugar sem vida, com vida, e daqui para a frente sei que vou olhar as coisas com um olhar totalmente diferente e com isso a escola me ajudou bastante”, disse Kailane.