Casa das Artes inicia gravações do IV Festival da Cultura Popular de Imperatriz – edição Mestra Paizinha

Foi dada a largada para o IV Festival da Cultura Popular de Imperatriz – edição Mestra Paizinha. De forma online e totalmente gratuita, o festival promove aulas espetáculos, apresentações artísticas e oficinas de formação artística e da culinária local. O evento é produzido pela Casa das Artes com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Aldir Blanc.

As gravações se iniciaram no último domingo (6) e devem permanecer durante toda a semana. Serão gravadas as aulas espetáculos, as apresentações artísticas e as oficinas garantindo a total segurança por conta da pandemia da Covid-19. As datas da apresentação dos espetáculos serão divulgadas pelas redes sociais da Casa das Artes, de acordo com calendário aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Além da homenagem à mestra, o festival busca ainda o reconhecimento da “Panelada” e “Cuscuz de Arroz” como Patrimônio Cultural Imaterial. O projeto foi entregue, em mãos, ao governador Flavio Dino em 2018 pela mestra homenageada.

Mestra Paizinha

Mestra paizinha, de 56 anos, homenageada desta edição, é uma paneleira com 30 anos no setor 4Bocas, onde vende a famosa panelada, uma iguaria de Imperatriz. É uma liderança entre o grupo que reúne mais de 50 pessoas e vive da comercialização da comida que se tornou típica na região. O famoso “de costas pra rua”, no qual é servido além do prato mais famoso, a panelada, comida caseira, em barracas organizadas nas calçadas e que imprimiu uma marca cultural da cidade.

Para acompanhar os bastidores do festival siga as redes sociais da Casa das Artes no Facebook e Instagram: @casadasartesitz