Giro de Noticias

Carla Lubisco: “Ser saudável é conquistar uma aproximação maior entre pensamento e a ação na direção dos bons hábitos”

O dia 7 de abril marca o Dia Mundial da Saúde, mas o que significa ser saudável hoje? Para a mentora em mudança de hábitos e Leadership Innovation pelo MIT Professional Education, Carla Lubisco, o conceito de saúde vai muito além de não ter doenças — ele envolve formas de pensar, os cuidados com todos os pilares do bem viver, relacionar-se e gerenciar os imprevistos da vida.

“Ser saudável é conquistar uma aproximação maior entre o pensamento e a ação na direção da qualidade de vida. Ou seja, é sobre a conexão do que uma pessoa pratica com o seu propósito de vida”, explica a especialista, que possui 40 anos de experiência no mercado de saúde e bem-estar.

Nesse período, Carla desenvolveu a própria metodologia, apoiada no conceito de “mindfulness”. Na prática, refere-se a um estado de atenção plena que contribui para o controle emocional e a saúde mental.

“Estamos acostumados a lidar com a vida em modo automático. Atribuo isso à correria constante do dia a dia. Realmente, ninguém consegue parar para pensar e se conectar consigo mesmo, para chegar à conclusão de que o maior valor é a saúde. O mindfulness é uma forma de acordar e viver cada momento enquanto ele acontece, no presente, um de cada vez e, assim, delimitar as prioridades. No final das contas, a saúde deve estar no topo da lista”, diz.

Com base nos grupos de mentoria que lidera, Carla destaca que adotar hábitos saudáveis nunca é fácil. Ela relata que, na maioria dos casos, a criação de desculpas é a principal causa de desistência. Nesse sentido, para a mentora, o Dia Mundial da Saúde serve como um alerta e também como um convite para a mudança de hábitos:

“Muitos alunos me dizem que ‘não têm tempo’ para praticar exercícios ou investir em uma alimentação balanceada, por exemplo. Mas, na verdade, o problema não é falta de tempo — é a falta de prioridade. É preciso entender que, se não houver saúde, nada vai valer a pena”, ressalta Carla. “Deixar a saúde de lado para investir na carreira não é uma boa decisão. Em algum momento, o profissional estará exausto e vai desistir. Por isso, é essencial entender que a mudança de hábito precisa acontecer agora, ou a conta será maior no futuro”, destaca.

Ela destaca ainda que todas as grandes coisas têm origem em pequenos começos. “Fazer todo dia o processo de mudança de hábito é o que vai nos levar aos nossos objetivos. É ilusão achar que todo resultado que almejamos virá imediatamente, mas ele chega se nos mantivermos focados”, destaca.

Para iniciar essa jornada por uma vida saudável, Carla aponta ainda a importância de uma rede de apoio: “Seja um amigo ou familiar, ter pessoas que ajudam na sua transformação ou também embarcam nessa caminhada faz toda a diferença. Outra opção é buscar auxílio de um especialista”, observa.

Carla Lubisco é autora do livro “Vida simples, saudável e feliz: uma caminhada definitiva para construir bons hábitos e abandonar os ruins” e idealizadora de um programa de mentoria baseado em dez passos para trabalhar a mentalidade de crescimento e desenvolver hábitos mais saudáveis.