Campanha “Educador de Valor” abre período de reconhecimento público e convida sociedade a valorizar os profissionais de Educação

A “Campanha Educador de Valor”, uma iniciativa do Instituto Alcoa que visa promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos profissionais da Educação, chega à segunda etapa de “Reconhecimento público”.

De 15 a 29 de setembro todos os interessados poderão entrar no site da campanha – www.educadordevalor.com.br – ler as histórias sobre as jornadas de vida dos 15 educadores(as) mais indicados(as) na primeira etapa – que contou com mais de 1.234 participações e 285 profissionais indicados – e escolher um(a) educador(a) que gostaria de reconhecer e valorizar do seu território.

Os(as) educadores(as) atuam em escolas públicas do Ensino Fundamental das seguintes localidades de atuação do Instituto Alcoa: Região do Pará: Juruti; 2. Região Minas Gerais/São Paulo: Divinolândia e Poços de Caldas; e 3. Maranhão: São Luís, Paço do Lumiar e Raposa.

Os(as) nove educadores(as) mais votados(as) – três de cada localidade – serão, então, valorizados(as) pela campanha. Como parte do reconhecimento, os(as) educadores(as) irão receber um “kit conhecimento”: leitor de livros digitais, participação em curso, livros, certificado, divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa e participação em uma atividade online sobre a temática de valorização de educadores(as), o “Evento de Reconhecimento”. O encontro será realizado no dia 26 de outubro e contará com participação também de especialistas nesta temática e aberto para os cidadãos(ãs) de todas as localidades.

“Diversos estudos e pesquisas apontam o impacto dos educadores numa aprendizagem significativa e desenvolvimento de toda uma sociedade. Por isso, torna-se urgente e necessário direcionar um olhar atento aos profissionais da educação por parte de toda a sociedade, celebrando e reconhecendo o papel fundamental que educadores e educadoras exercem na formação dos estudantes. A campanha vem dar luz às jornadas destes profissionais essenciais na busca por uma educação de qualidade”, ressalta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.

Assim, a campanha envolve uma série de iniciativas, dando visibilidade à atuação de educadores(as) e disseminando ideias, sugestões e oportunidades de ações para que todos e todas possam valorizar os(as) educadores(as) a partir da sua realidade cotidianamente.

Como participar da votação popular:

Basta acessar o site da campanha – www.educadordevalor.com.br -, ler a história dos(as) educadores e fazer a escolha de qual gostaria de reconhecer, por meio de um formulário online.
Além disso, todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, estão disponíveis na plataforma.

Nas redes sociais do Instituto, como o perfil no Facebook e Instagram, há também diversos materiais a respeito do tema. Além disso, todos que participarem da iniciativa recebem um selo digital “Parceiro(a) da Educação – eu valorizo quem educa!” e acesso a um kit com materiais digitais sobre o tema de Educação.

Conheça os(as) educadores(as) participantes:

Região de Minas Gerais/São Paulo:
● Ana Maria Lobo de Carvalho – EM Wilson Hedy Molinari – Poços de Caldas (MG)
● Clícia Dalla Rosa – EM Wilson Hedy Molinari – Poços de Caldas (MG)
● Valmíria Dias de Carvalho – EM João Pinheiro – Poços de Caldas (MG)
● Edivania Cristiana Dias – EMEB José Pereira da Silva – Divinolândia (SP)
● Patricia de Oliveira Santos – EMEB Euclides da Cunha – Divinolândia (SP)

Região do Pará:
● Isaac Lopes Ramos – EMEF Maria Lúcia do Nascimento – Juruti (PA)
● Ivanete Bezerra Castro – EMEIF da A.D Rosa de Sarom – Juruti (PA)
● Jeon Luiz Rocha de Farias – EMEF Maria Lúcia do Nascimento – Juruti (PA)
● Lídio Paz dos Santos – EMEIF Antonio Moreira Rocha – Juruti (PA)
● Raimundo Damião Pantoja Soares – EMEIF Manoel Pereira da Cunha – Juruti (PA)

Região do Maranhão:

● Marcelia Leal Silva – C.E Lúcia Chaves – São Luís (MA)
● Carlos José Silva Baldez – Unidade Integrada Boa Esperança – Raposa (MA)
● Eweny Cristina Moraes Figueiredo – UEB Lima Verde – Paço do Lumiar (MA)
● Jailson Antonio Ribeiro Viana – UEB Pão da Vida – Paço do Lumiar (MA)
● Maria dos Santos Viana – UEB José Raimundo Rubim – Paço do Lumiar (MA)

Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).