Banco do Nordeste e Fetaema divulgam oportunidades derenegociação do Desenrola Rural no Maranhão
– O Banco do Nordeste e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) realizaram live de divulgação das principais condições do Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, o Desenrola Rural. A iniciativa reuniu representantes de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todos os municípios do Maranhão, nesta terça-feira, 8.
O Desenrola Rural, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), está sendo operacionalizado pelo Banco do Nordeste com a oferta de liquidação e renegociação de dívidas com até 80% de desconto. O benefício entrou em vigor desde o mês de fevereiro e pode ser acessado até 31 de dezembro deste ano.
O programa é destinado a todos as agricultores e agricultores familiares, inclusive pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, em situação de inadimplência no período de 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022 junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
De acordo com o Banco do Nordeste, 43 mil produtores rurais podem ser beneficiados no estado do Maranhão, com volume de recursos que chega a R$ 268 milhões em 49,6 mil contratos de crédito.
O superintendente estadual do BNB no Maranhão, Isaque Nascimento, destaca que os resultados da adesão ao Desenrola Rural pelos beneficiários são muito amplos. “Com a oportunidade de obter descontos de até 80% para regularizar suas dívidas, os nossos agricultores e agricultoras familiares têm a tranquilidade de resolver pendências em seus nomes e, principalmente, têm condições de voltar a acessar o crédito rural e investir na produção do campo, que é sustento para suas famílias”, explicou.
Para ampliar o alcance do direito pelo público-alvo, o Banco do Nordeste em parceria com os Sindicatos Rurais, vai realizar edições do “Dia D” do Desenrola Rural em diversos municípios do Maranhão, para garantir a busca ativa daqueles produtores que se enquadrem como beneficiários do programa federal e viabilizar a efetivação mais simplificada do acesso ao benefício.
“A parceria entre o Banco do Nordeste e a Fetaema para execução do Desenrola Rural merece reconhecimento, pois reflete um esforço coordenado entre a instituição financeira, sindicatos, Fetaema e o Governo, visando atender às necessidades do campo e promover o desenvolvimento sustentável. É um exemplo claro de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar vidas e fortalecer comunidades”, frisou a presidente da Fetaema, Ângela Silva.
Prazos e onde consultar
O agricultor familiar pode fazer uma consulta pela internet para saber se possui contrato enquadrado no programa Desenrola Rural. Basta acessar a página do programa Desenrola Rural no portal do Banco do Nordeste e informar o CPF e a data de nascimento. A adesão dos agricultores ao programa é realizada nas agências do Banco do Nordeste ou nas unidades do Agroamigo.
“O Desenrola Rural veio em um momento muito propício para ajudar os produtores rurais. Vamos atuar em conjunto com o Banco do Nordeste para mapear os beneficiados e fazer a busca ativa dos devedores, para garantir que todos sejam alcançados com esse benefício tão importante”, destacou, durante a live, a agricultora familiar Francisca Maria dos Santos Araújo, do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urbano Santos.