Banco de Alimentos recebe doação de 1 tonelada de alimentos

O Banco de Alimentos do Maranhão, gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), recebeu 1 tonelada de frutas, verduras e hortaliças orgânicas, de agricultores familiares da comunidade Santa Maria, em São José de Ribamar. Os alimentos são comercializados através do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

O Procaf, criado pelo Governo do Maranhão, permite que os produtos agrícolas sejam comprados sem a necessidade de licitações. Isso permite com que haja a maior facilidade na movimentação em hortas de pequeno porte, que em diversos casos não conseguem vender tudo o que foi produzido, causando o desperdício de insumos. Assim, os alimentos comprados pelo Estado, que não possuem tanto valor comercial, são doados para entidades veiculadas, como o Banco de Alimentos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, agradeceu à população do local pela ação. “Estamos imensamente gratos por ter recebido essa generosa quantidade de alimentos dessa comunidade, que vive da agricultura familiar. Esse é um passo muito importante para que nós possamos dar continuidade aos serviços do Banco com mais excelência”, pontuou.

A coordenadora do Banco de Alimentos, Daniela Arraes, mostrou gratidão à comunidade e pontuou sobre o destino dos alimentos recebidos. “Estamos muito felizes com essa doação, oriunda de famílias que vivem da agricultura familiar. Com ela foi possível atender cinco entidades vinculadas ao banco. Diversas famílias foram ajudadas graças à essa ação, que teve um grande impacto na história dessa gestão. Só temos a agradecer”, destacou.

A moradora da comunidade Santa Maria e representante formal do grupo de doadores, Maria José, frisou sobre a importância dessa movimentação para a comunidade. “O Governo do Estado é um dos grandes incentivadores nesse processo de venda e doação de produtos oriundos da agricultura familiar, pois hoje temos a oportunidade de vender nossos hortifrutis e ao mesmo tempo fazer uma boa ação, doando aqueles produtos que não servem para comercialização para famílias que passam por necessidades. Através do Banco de Alimentos, sabemos que esses produtos vão chegar para quem mais precisa”, disse.

A partir das doações, a coordenação do Banco de Alimentos promoveu a conscientização das entidades contempladas, com diálogos sobre o combate ao desperdício e ao manuseio incorreto de alimentos, além de trazer auxílio e comida aos que mais precisam.