.

Aulas gratuitas sobre arquitetura de exposições no CCVM

O Centro Cultural Vale Maranhão oferecerá, de 21 a 24 de março (terça a sexta-feira), das 14h às 18h, a oficina “Expografia”, com a arquiteta Claudia Afonso, com o objetivo de fornecer aos alunos subsídios para a compreensão dos processos que envolvem o projeto e a montagem de exposições.

Durante as aulas serão analisados exemplos internacionais e nacionais – com foco nas exposições do CCVM -, que servirão de base e referência para uma proposta de projeto a ser desenvolvida durante o curso. Entender a exposição como um processo multidisciplinar, espaços expositivos, itinerâncias, suportes, soluções e técnicas de construção estão entre os assuntos que serão ensinados em sala de aula.

Arquiteta formada pela FAU-USP e TU-Berlin, Claudia Afonso trabalha desde 2007 com arquitetura de exposições e concebeu, tanto como autora como em colaboração, mais de 100 espaços efêmeros. Tem especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Faculdade Santa Marcelina e é mestre em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Hoje colabora com diferentes instituições culturais e escritórios de arquitetura no Brasil e na Alemanha, onde vive. No CCVM, assinou a expografia de “Africana: o diálogo das formas”, “Ancer”, “Afetos”, “O Brasil que merece o Brasil”, entre outras.

As inscrições poderão ser feitas gratuita e presencialmente, no primeiro dia de aula, no CCVM, por ordem de chegada. São 15 vagas disponíveis. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.