Associativismo e empoderamento: nasce o Conselho da Mulher Empresária de Imperatriz

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) apresentou, nesta quinta-feira (13), um novo conselho da entidade, o Conselho da Mulher Empresária (CME), durante a 18ª Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp).

O CME é uma proposta que surgiu por iniciativa do atual presidente da ACII, Guilherme Maia, ao perceber a ausência das mulheres na associação. A partir disso, buscou modificar esse cenário. “Estou há 12 anos na ACII e percebi que sempre tivemos poucas e como elas tinham, às vezes, certo receio em opinar”, declara.

A recém-empossada presidente do CME, Joçara Felipe, também enfatizou como o número de mulheres nas diretorias da ACII era reduzido e que, a partir do CME, a representatividade feminina já aumentou. “Antes de o Conselho existir eram quatro mulheres diretoras em um universo de 60 diretores. Em três meses, estamos com 37 mulheres e nem começamos a divulgar, a mostrar qual o nosso objetivo”.

Joçara também destacou o grande desafio do Conselho por ser um novo movimento e que tem como responsabilidade capacitar ainda mais as mulheres empresárias. Além disso, ela lembra da representatividade que CME vai ter perante a ACII e a sociedade.

O CME é composto por 37 mulheres, tendo Joçara Felipe como presidente e Dircilene Calvacante como vice-presidente. O Conselho tem como slogan “Lugar de mulher empresária é na ACII”, tendo em vista que seu principal objetivo é agregar e fomentar o associativismo e a presença das mulheres na associação comercial. Além disso, o CME é simbolizado por um diamante por ser uma pedra preciosa, única e empoderada, que apenas com o auxílio de outro diamante pode ser lapidado. “Acredito que logo vamos colocar naquele mural (de presidentes da ACII) a foto de uma mulher”, prevê o presidente da ACII, Guilherme Maia. A ACII tem 58 anos de fundação e nunca teve uma mulher na presidência.

A Fecoimp 2018 acontece de 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz, localizado na rua Marechal Hermes da Fonseca, número 32, no centro de Imperatriz – MA. A edição deste ano da feira conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Emap – Porto do Itaqui, Prefeitura de Imperatriz, Valor Logística Integrada (VLI), Suzano Papel e Celulose, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Governo Federal, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Universidade Ceuma, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Grupo Mateus. O evento tem, ainda, o apoio do Conselho de Jovens Empresários (Conjove), Conselho da Mulher Empresária (CME), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio do Maranhão (Sesc) e do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º Bis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.