O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Arraial da Vacinação é instalado no Ipem para atualizar esquema vacinal de crianças e idosos contra Covid-19

O Arraial da Vacinação contra a Covid-19, promovido pelo Governo do Estado, começou na última sexta-feira (24) em meio às festividades juninas pelo dia de São João no Arraial do Ipem. Teve festa junina, teve comidas e bebidas típicas, teve diversão, teve cultura, mas teve também ação de saúde no dia de São João. O Arraial da Vacinação, realizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destinou mais de 400 doses de vacina contra a Covid-19.

O público-alvo nessa primeira ação foram pessoas a partir de 5 anos de idade que precisavam atualizar o esquema vacinal, bem como as de 40 anos ou mais que ainda não haviam recebido a 4ª dose.

“Essa é mais uma novidade no nosso Arraial do Ipem, o Arraial da Vacinação. Você vem curtir o São João, a gente tem um ponto fixo aqui. Se tomar a vacina não pode beber, mas vamos nos prevenir. Só agradecendo a Secretaria de Estado da Saúde por essa parceria e dizer que esta é uma determinação do governador Carlos Brandão para que a gente ajude a imunizar a população”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, o Arraial da Vacinação é para todos os maranhenses que querem brincar o São João com tranquilidade e segurança. “Dentro dos próximos dias levaremos esta iniciativa para outros municípios, a fim de ampliarmos a cobertura vacinal e proteger a nossa população para que ela possa aproveitar a melhor festa junina do Brasil, que é a do Maranhão”.

A vacinação no Arraial do Ipem será todos os dias, até o dia 1º de julho, das 17h às 21h. Segundo a SES, para receber a dose do imunizante é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Pessoas com sintomas gripais, tais como febre, dor de garganta e coriza, não é recomendável tomar a vacina. Da mesma forma, não é recomendável para quem testou positivo para o coronavírus em menos de 30 dias. Nestes casos, a orientação é para aguardar o período de quatro semanas e, findado esse prazo, atualizar o esquema vacinal.