Giro de Noticias

Agricultores Familiares do Maranhão recebem mais de R$ 59 milhões para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Com o objetivo de alinhar a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2023, no Maranhão, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) recebeu o diretor regional do PAA no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Raimundo Nonato Soares Lima, além de parceiros estaduais, municipais e movimentos sociais maranhenses.  

“Nós estamos fazendo reuniões por todo país, no sentido de darmos mais visibilidade ao PAA e nosso papel aqui é fazermos uma discursão de trabalho, agilizando a execução do que já temos e o que iremos fazer para conseguirmos mais recurso. Precisamos juntar todos os esforços para que possamos levar condições boas para os nossos agricultores familiares que são os beneficiários do Programa”, disse o diretor regional do PAA no MDS.

Na ocasião, houve apresentação do PAA, das políticas de segurança alimentar e diagnóstico da atual conjuntura do Programa no Maranhão. A reunião contou ainda com contribuições do subsecretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Lívio Jonas Mendonça Corrêa; do superintendente da regional no Maranhão do Conselho Nacional de Abastecimento (Conab), Francisco Aderaldo Cysne; do presidente do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Jean Marie; do gerente do Banco do Brasil, Luís Gustavo Hokumura; e demais movimentos sociais participantes do PAA no Estado.

O secretário titular da SAF, Bira do Pindaré, assinou termo de compromisso do MDS para executar e apoiar a execução do PAA no valor de R$ 59,3 milhões. O recurso irá beneficiar, quase 5 mil agricultores familiares de 129 municípios maranhenses.

“Nós temos a preocupação de fortalecer o PAA. O governo federal anterior negligenciou esta política e desmembrou o Consea tratando ela de forma totalmente secundarizada. Cabe a nós, juntar nossas forças e mais uma vez retomar essa política com mais eficiência. Não há nenhuma possibilidade de pensarmos em eliminar a fome no Brasil sem potencializar a agricultura familiar que é produz alimento que vai para a mesa. O governo federal está dando exemplo, contribuindo efetivamente com o PAA Participativo, fortalecendo a política pública voltada para a segurança alimentar no país”, destacou Bira do Pindaré.

No decorrer do dia, a reunião seguiu reunindo representantes da SAF, Sedes e secretarias municipais para dialogar sobre experiência na execução do PAA.  

Nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 8h, o secretário da SAF, Bira do Pindaré acompanhando de representantes do MDS, Sedes, Conab, Banco do Brasil, Consea, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) realizará visita aos agricultores familiares e entidades participantes do PAA com execução de doação Simultânea e Leite no município de Rosário.