Ação Empreendedora Jovem Aprendiz IEL: Jovens talentos maranhenses apresentam soluções criativas para empresas parceiras 

Aprendizes do Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão buscaram responder na Ação Empreendedora Jovem Aprendiz IEL, uma iniciativa que estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais e empreendedoras nos participantes do Programa IEL Jovem Aprendiz.  

Na manhã desta segunda-feira (08/05), os aprendizes que concluíram o programa apresentaram as soluções inovadoras que criaram para melhorar os processos e o clima organizacional das empresas onde atuaram durante o contrato de aprendizagem. O evento, realizado no Salão Nobre da FIEMA, contou com a presença de representantes das empresas parceiras do IEL – Instituto Euvaldo Lodi, que puderam conhecer e interagir com os jovens talentos.  

Michele Frota, coordenadora regional do IEL-MA, destaca a importância da Ação Empreendedora Jovem Aprendiz para o desenvolvimento de habilidades essenciais nos jovens aprendizes, como liderança, colaboração e resolução de conflitos. Durante o evento, os aprendizes apresentaram soluções criativas para melhorar os processos internos e a qualidade do ambiente de trabalho nas empresas parceiras do IEL.  

Durante a ação, Adriano Sousa, aprendiz do Grupo Parvi, apresentou uma solução após o diagnóstico do ambiente de trabalho na empresa. “Eu penso que é muito importante pra gente esse momento que serve pra que possamos aperfeiçoar nossas habilidades. No meu caso, propus que a empresa investisse em um fardamento para os funcionários como forma de fazer com que eles se sintam pertencentes à empresa e pela praticidade do dia a dia”.  

Atuante no SEBRAE, a jovem Rayla Melonio, de 21 anos, propôs a entidade a atualização dos ramais por meio de um sistema mais econômico como uma maneira de tornar o trabalho rápido e produtivo. “A planilha editável no Excel é a de menor custo tanto internamente quanto externamente na organização desses ramais das empresas do SEBRAE. A Ação Empreendedora é importante para que os empresários possam ouvir dessa galerinha as ideias das nossas mentes férteis e avaliar o nosso desempenho nessa luta para crescer no mercado de trabalho.”  

Dalana Araújo, responsável pelo setor de RH do Instituto Florence de Ensino, elogiou a ação do IEL e compartilhou um pouco da experiência de quando foi jovem aprendiz. “A minha carreira profissional começou como jovem aprendiz numa ação como essa. Então, para mim é de suma importância prestigiar estes jovens nessa base que é a formação do aprendiz junto ao IEL-MA, pois essa vivência agrega muito valor tanto para o jovem quanto para a empresa para a qual ele trabalha.”  

“O projeto Jovem Aprendiz se torna relevante a partir do momento que ele trabalha todas as habilidades essenciais para que o jovem possa atuar dentro das organizações e em um momento de transformação digital, nada mais justo do que apoiar o projeto Jovem Aprendiz porque é dele que vão nascer os novos profissionais preparados para o futuro do mercado de trabalho”, considera a instrutora do IEL, Valeska Trinta.  

As empresas que quiserem agregar valor aos seus processos internos podem entrar em contato direto pelo WhatsApp do Instituto (98) 9212 1765 e saber mais sobre a parceria para implantação do Programa IEL Jovem Aprendiz.