Ação do Estado fomentou descoberta de aeronave da II Guerra Mundial caída em Humberto de Campos

Foi durante a oficina do programa estadual Subsidiando a Construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda no município de Humberto de Campos, a 153 km de São Luís, que a equipe técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em diálogo com moradores antigos da cidade, sobre os aspectos socioeconômicos, culturais e fatos históricos do município, começou a identificar uma verdadeira descoberta histórica. Uma aeronave de guerra dos Estados Unidos da América (EUA), que caiu, há 78 anos, durante a II Grande Guerra e está submersa na Baía do Tubarão, no município.

Trata-se do Bombardeiro B-25D que, na queda, vitimou, fatalmente, 6 militares norte-americanos, em 1943. A aeronave integrava a rota África/Brasil na II Guerra Mundial e seguia para o norte da África, onde participaria de confrontos da guerra.

Com essas informações, um dos integrantes da equipe técnica da Setres, o escritor Wellington Matos, fez contato com o Departamento de Forças Armadas dos Estados Unidos, (U.S. Army Air forces War Department), quando teve a confirmação do ocorrido histórico.

Em seguida, em parceria com a Prefeitura de Humberto de Campos, e participação de pescadores experientes, conhecedores da região, Wellington Matos, estudioso do assunto, municiado de GPS, detectores de metal, sensor de batimetria, dentre outros equipamentos, coordenou as atividades de busca dos vestígios da aeronave, na Baía do Tubarão, onde, com total êxito, localizaram a primeira parte do bombardeiro, seu trem de pouso, pesando aproximadamente 5 toneladas.

Novas operações serão realizadas em vista do resgate total da aeronave, devendo ser essa iniciativa objeto de estímulo à criação de um Museu Histórico de Humberto de Campos, como mais um fato histórico importante e significativo da rica história do município e de seu povo, terra natal de um dos mais importantes escritores brasileiros, personalidade literária que empresta nome à cidade.

“A queda do Bombardeiro B-25D, durante a II Guerra Mundial, é um caso de um acidente que estava afundado na história. Era de conhecimento de alguns moradores, de forma superficial, mas não havia uma correlação do que se tratava, ou sua finalidade”, explica Wellington Matos, um dos responsáveis por esta descoberta. 

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, que coordena o Programa Estadual Subsidiando a Construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda, afirma que a descoberta enriquece a história de Humberto de Campos.  

“A partir da atividade de capacitação e prospecção da cidade de Humberto de Campos, aconteceu a descoberta e localização de uma aeronave da II Guerra Mundial que estava submersa há 78 anos. Nossa equipe e a equipe da prefeitura municipal se empenharam na realização das buscas e obtivemos êxito. Com isso, iremos realizar a proposta de construção de um museu para o município e, partir disso, fomentar o turismo local, consequentemente gerando emprego e renda. Esta é mais uma ação do Governo Flávio Dino que, além de valorizar a população, também promove os sabedores da história da sua cidade”, anunciou o secretário. 

Construção dos Planos Municipais

O programa Subsidiando a Construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda, idealizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres), objetiva, neste contexto de crescimento do desemprego, ocasionado pela pandemia da Covid-19, oferecer suporte técnico e pedagógico às equipes de gestores e técnicos municipais para a construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda.

A metodologia da construção dos planos municipais consiste na capacitação das equipes de gestores e técnicos, no sentido de ouvir os representantes dos setores produtivos locais, em vista de identificar saberes e práticas produtivas de suas gentes, além dos indicadores e potencialidades de seus territórios, como riquezas locais que precisam ser reconhecidas e potencializadas para geração de maiores oportunidades de trabalho e renda.

Esse exercício pressupõe escuta dos detentores de saberes populares, de práticas tradicionais de produção em todas as áreas, o que leva a equipe da Setres a conhecer os aspectos culturais, as vocações econômicas, fatos históricos, personalidades, lendas, mitos, paisagens naturais etc. Estes são aspectos que revelam as singularidades locais, verdadeiras fontes de riquezas a serem acionadas, de forma racional e estratégica, como oportunidades de trabalho para todos.

Com a construção de um Plano Municipal de Geração de Trabalho, Emprego e Renda, gestores e gestoras municipais podem realizar escutas populares, destacando as cadeias produtivas, vocações econômicas, orientações de crédito através de um conteúdo elaborado com metodologia participativa envolvendo gestão municipal e a população para geração de emprego, renda em parceria com o Governo do Maranhão.

“Este programa, criado pelo Governo do Maranhão, através da Setres, tem uma metodologia que prioriza as escutas populares no sentido de conhecermos e valorizarmos os saberes de sua gente, suas práticas tradicionais de produção, culturas, acontecimentos históricos e suas vocações econômicas, como fator de desenvolvimento local e regional”, explica Jowberth Alves.

O programa Subsidiando a Construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda já passou por vários municípios, como Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Parnarama, São Bento, Araioses, Lago do Junco e Santa Filomena.